Professora Dorinha Seabra Rezende

Na 56ª Legislatura, exerceu seu terceiro mandato na Câmara Federal. Na Secretaria da Mulher, foi Coordenadora-Geral na gestão 2019-2021, e Coordenadora Adjunta duas vezes (2015-2016 e 2017-2018). Em 2022, foi eleita Senadora.
22/08/2022 11h00

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) é filha de professores e tem uma vida ligada à educação. Dorinha esteve à frente da Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins por quase 10 anos e criou programas de valorização do professor, como o Plano de Carreira e Subsídios, cursos de capacitação e formação continuada; idealizou e executou o Salão do Livro do Tocantins; instalou as primeiras escolas de tempo integral, popularizou as bibliotecas escolares, promoveu a educação indígena e a inclusão digital nas escolas, entre muitas outras ações.

Um dos mais importantes programas criados por Dorinha foi o “Escola Comunitária de Gestão Compartilhada”, que revolucionou a relação escola/comunidade democratizando os recursos e dando autonomia de gestão às unidades de ensino. O Programa foi copiado por diversos estados brasileiros. Professora Dorinha colocou o Tocantins em destaque Nacional quando ocupou a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) por dois mandatos.

Em seu primeiro mandato, fez parte de diversas comissões, onde destacam as de Educação, Cultura, Especial de Reformulação de Ensino Médio, e teve participação fundamental na votação do Plano Nacional de Educação com a aceitação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área, entre outras importantes metas. 

A deputada Professora Dorinha ainda foi relatora da Proposta de Emenda Constitucional 15/15 transformada na Emenda Constitucional 108/20 e autora do Projeto de Lei, 4372/20 que tratou da regulamentação do Fundo, o que pôde garantir, a partir de 2021 até 2026, 23% de repasse da União de forma progressiva (Lei 14.113/2020).

Isso significa que o montante mais que dobra até 2026, ou seja, amplia em 13 pontos percentuais os recursos destinados à Educação, a partir da regulamentação do Fundo, por meio do Decreto do Governo Federal 10.656 de 22 de março de 2021.Neste contexto, Professora Dorinha deixou sua marca na história como a mentora das transformações que o FUNDEB promove. 

 A parlamentar foi presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, 2019-2021, e também foi líder da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, biênio 2019-2021, com a aprovação de 80 Projetos de Lei, sendo que desses, 37 proposições se tornaram lei.

 A deputada federal Professora Dorinha sempre se envolveu com política. Não diretamente, mas apoiando e se estando sempre presente no debate com a participação em causas importantes, principalmente voltadas à Educação e às mulheres. Em 2010, Dorinha foi candidata à deputada federal pela primeira vez obtendo êxito. Atualmente, a parlamentar está no seu terceiro como deputada federal. 

 A causa feminina sempre foi uma das principais bandeiras de Dorinha em defesa da participação ativa de mulheres em espaço de poder. Como líder da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados (Biênio 2019-2021), Dorinha atuou firmemente no combate à violência, inclusão de mulheres no mercado de trabalho e garantias; educação, formação e ciência que precisam ser emponderadas, por meio das condições e respeito da situação de cidadania de cada uma delas. 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Professora Dorinha (julho/2022).

 

Acesse o perfil oficial da deputada Professora Dorinha no Portal da Câmara dos Deputados.