Marina Santos

Deputada esteve em primeiro mandato na Câmara durante a 56ª Legislatura.
22/08/2022 12h30

Nascida em Picos, estado do Piauí, a deputada Marina Santos tem dois filhos, Marcos Filho e Maria Eduarda. É graduada em Medicina pela FTESM, no Rio de Janeiro. É especializada em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, em Teresina-PI. Atuou como médica do Programa Saúde da Família, do SAMU e foi secretária Municipal de Saúde de Novo Oriente do Piauí.

Pertence a uma família com tradição na vida pública. Sua mãe, Carleusa Santos, foi prefeita por 5 mandatos em sua cidade natal, Francisco Santos. Seu pai, Isaac Batista, também exerceu cargos públicos, foi vereador, prefeito e deputado estadual.

O DNA e o exercício da medicina despertaram na deputada a necessidade de dar segmento ao legado de seus pais e a continuar a trabalhar a serviço do povo no seu Estado e em seu país.

Quando entrou para a política, as pautas relacionadas à saúde, à criança, aos jovens e à mulher já era sua prioridade.  A primeira vitória da deputada foi com admissibilidade da ADI 6327, onde o STJ reconheceu o início da licença-maternidade somente com alta da mãe ou do bebê prematuro, o que sair por último.

Um dos seus principais projetos refere-se ao pagamento do aluguel social para as vítimas vulneráveis de violência doméstica. Um auxílio necessário, pois sabe-se que muitas se calam, já que dependem financeiramente dos agressores. A deputada ressalta também o PL que virou a Lei 14.022/20, que permitiu a continuidade do serviço de denúncias no começo da pandemia contra a mulher, idosos, crianças e adolescentes e que permitiu a criação de canais virtuais para facilitar a comunicação junto aos órgãos competentes. A deputada federal teve o prazer de ter sido relatora do PL, que virou lei, onde possibilitou a ampliação do teste do pezinho.

Também foi relatora de dois projetos com importantes vitórias para as mulheres brasileiras: o primeiro cria o programa de igualdade de gênero nos esportes, e o segundo prevê a igualdade salarial entre homens e mulheres, além de multar empresas que pagarem salários diferentes quando ambos exercerem a mesma função.

Apresentou neste ano o PL 3379/21, que visa instituir um programa de auxílio aos jovens em processo de desligamento dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes ao atingirem a maior idade.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Marina Santos (julho/2022).

Acesse o perfil oficial da deputada Marina Santos no Portal da Câmara dos Deputados