Maria do Rosário

Foi Ministra de Direitos Humanos durante o governo da Presidente da República Dilma Rousseff e, na 56ª Legislatura, esteve em seu quinto mandato como Deputada Federal. Reeleita pela sexta vez para a 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados.
22/08/2022 13h10

Professora, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Educação, Maria do Rosário foi ministra de Direitos Humanos durante o governo da Presidenta da República Dilma Rousseff.

É filiada ao Partido dos Trabalhadores e deputada federal pelo Estado do Rio Grande do Sul. Foi vereadora e deputada estadual. Atualmente, é secretária nacional de Formação do PT. Começou a militância política no movimento estudantil secundarista, em Porto Alegre (RS), e foi como professora da rede pública municipal e estadual que obteve notoriedade no movimento sindical.

Foi eleita em 1992 como vereadora da capital gaúcha, a mais jovem parlamentar até aquele momento, e reeleita em 1996, como a mais votada da história de Porto Alegre.

É atuante na defesa dos direitos humanos e na afirmação de direitos para todas as pessoas, trabalhando sempre em temas e pautas como memória e verdade, pessoas com deficiência, pessoas idosas, diversidade religiosa, comunidade LGBT, crianças e adolescentes, igualdade racial e de gênero, entre outros. É vice-líder do Partido dos Trabalhadores e coordenadora do PT na Comissão de Constituição e Justiça.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Maria do Rosário (Agosto/2022).

 

Acesse o perfil oficial completo da deputada Maria do Rosário no Portal da Câmara dos Deputados