Luisa Canziani

Na 56ª Legislatura, esteve em primeiro mandato legislativo federal e assumiu como 1ª Coordenadora-Adjunta da Secretaria da Mulher para o biênio 2021-2023. Com a eleição da Deputada Celina Leão (PP-DF) ao governo do Distrito Federal, assumiu, em janeiro de 2023, a coordenação da Bancada Feminina da Câmara até a nova eleição do Colegiado. Reeleita para segundo mandato na Câmara para a 57ª Legislatura (2023-2027).
22/08/2022 14h30

 

Luísa Canziani, 25 anos, é advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus de Londrina e mestre em Administração Pública pelo IDP - Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa. Foi eleita com mais de 90 mil votos em sua primeira eleição, tornando-se a deputada federal mais jovem do País.

 

Ao longo do seu primeiro mandato na Câmara, Luísa Canziani tem colecionado conquistas que integram os anais da Casa. A paranaense foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, sendo a mais jovem parlamentar da história da Câmara dos Deputados a assumir a responsabilidade em um colegiado.

 

Luísa é também integrante titular das Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Pela sua trajetória em defesa da educação brasileira, Luísa foi agraciada, em 2020, com o título de melhor deputada na categoria especial “Defesa em Educação”, do Prêmio Congresso em Foco. A escolha da deputada se deu por um júri especializado do prêmio, formado por representantes de quatro segmentos da sociedade brasileira. A categoria “Defesa da Educação” foi criada pelo Prêmio Congresso em Foco em parceria com a organização Todos pela Educação, e tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos congressistas que atuam pela educação no País. 

Para o biênio 2021-2023, Luisa foi eleita 1ª coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Luisas Canziani (Novembro/2022).

 

Acesse o perfil oficial da deputada Luisa Canziani no Portal da Câmara dos Deputados.