Erika Kokay
Erika Kokay está em seu terceiro mandato de deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, tendo sido a segunda mais votada para a Câmara Federal nas eleições de 2018. É psicóloga, formada pela Universidade de Brasília (UNB), onde iniciou sua militância política no movimento estudantil e na luta contra a ditadura militar, na década de 1970.
Enquanto bancária da Caixa Econômica Federal, ingressou no movimento sindical, tendo sido a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Bancários de Brasília. Também presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Distrito Federal e exerceu, por duas vezes consecutivas, o mandato de deputada distrital.
Faz um mandato comprometido com a democracia e a liberdade, muito ligado à pauta dos direitos humanos, das liberdades democráticas e da ampliação dos direitos de trabalhadores, mulheres, comunidade LGBTQIA+, indígenas, povos tradicionais e pessoas com deficiência.
Na pauta feminina, tem dedicado seu trabalho no Parlamento para aprimorar os marcos legais voltados às mulheres e à ampliação da presença feminina no Congresso Nacional e nos espaços de poder.
A igualdade de gênero é pauta estruturante em sua ação parlamentar. É autora de inúmeras proposições voltadas para as mulheres, a exemplo do Projeto de Lei - PL 2805/2015, que dispõe sobre a inclusão anualmente, na programação pedagógica das escolas da rede de educação básica do País, do debate sobre o tema do combate à violência contra a mulher.
Atualmente, coordena a bancada feminina do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, além de ser uma das vice-líderes do partido e da Minoria na Câmara.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Erika Kokay (Agosto/2022)
Acesse o perfil oficial completo da deputada Erika Kokay no Portal da Câmara dos Deputados.