Daniela do Waguinho
Daniela do Waguinho é professora, casada com o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, mãe de dois filhos e deputada federal pelo Rio de Janeiro. Lecionou por 18 anos na rede pública e foi secretária de Assistência Social de Belford Roxo. É municipalista e tem como bandeira a defesa das mulheres, da educação, da primeira infância, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dos direitos dos autistas e das pessoas idosas.
A parlamentar sempre acompanhou seu esposo Waguinho, prefeito de Belford Roxo. Ao apoiar e se envolver em seus projetos e ações, foi incentivada pela população a também se engajar para ser a voz feminina da Baixada Fluminense e de seu Estado. Quando secretária de Assistência Social do município, conheceu de perto a situação das pessoas em estado de vulnerabilidade e a importância de uma política de resultados para transformar a sociedade. Resolveu, então, aceitar o desafio de lançar-se candidata, sendo a sexta mais votada do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 136 mil votos.
Como professora, Daniela defende uma educação mais digna para as pessoas, desde a educação infantil à profissional, além da valorização dos professores e professoras. É a favor de políticas públicas que valorizem as mulheres, com mais oportunidades. Luta contra o feminicídio e a violência contra elas. É uma das autoras do projeto de lei (PL 5096/2020) que deu origem à Lei Mari Ferrer (Lei 12.245/2021). Abraçou a causa da luta contra a endometriose, doença que atinge uma a cada 10 mulheres. O PL 414/2020, de sua autoria, foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados e, após aprovado no Senado Federal, deu origem à Lei nº 14.324 de 12/04/2022.
Daniela do Waguinho é coordenadora da Região Sudeste da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara dos Deputados.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Daniela do Waguinho (Julho/2022).
Acesse o perfil oficial da deputada Daniela do Waguinho no Portal da Câmara dos Deputados.