Carmen Zanotto

Foi Secretária Municipal de Saúde em Florianópolis; primeira mulher Secretária de Estado em Santa Catarina; e, na 56ª Legislatura da Câmara, esteve em seu terceiro mandato federal. Foi reeleita pela quarta vez para a 57ª Legislatura (2023-2027). Na Secretaria da Mulher, foi 2ª Coordenadora Adjunta (2015-1016) e 3ª Procuradora Adjunta da Mulher (2019-2020).
22/08/2022 20h20

Carmen Zanotto é enfermeira, com especialização em Administração Hospitalar, Saúde Pública e em Recursos Humanos. Também tem formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos.

É presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, Frente Parlamentar da Prematuridade e relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19. Foi eleita procuradora-adjunta da Mulher da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em 2015 e 2019.

Começou sua vida pública como vereadora em Lages, onde também foi secretária municipal de Saúde e secretária de Estado em Santa Catarina, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo. Hoje, está no terceiro mandato como deputada federal.

A parlamentar se destaca no Congresso Nacional por seu trabalho em defesa da saúde, pelos direitos das pessoas idosas e com deficiência e das mulheres.

É autora de leis que aceleram o tratamento do câncer como a “Lei dos 60 dias”, que obriga o SUS a prestar atendimento em até 60 dias após a confirmação do diagnóstico, e a “Lei dos 30 dias”, que garante aos pacientes com suspeita de câncer os exames necessários para o diagnóstico da doença em até um mês.

Carmen Zanotto ainda é autora de outras duas importantes leis, como a que cria o Outubro Rosa e a que define, durante o mês de outubro as atividades para a conscientização sobre o câncer de mama; além da lei que inclui no censo do IBGE informações específicas sobre pessoas com autismo.

Por três vezes consecutivas, a parlamentar foi agraciada com o Prêmio Congresso em Foco e figura no seleto grupo dos “Dez Melhores Deputados” da Câmara Federal.

Carmen Zanotto foi selecionada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) para fazer parte da lista dos “100 Cabeças do Congresso” em 2020.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Carmen Zanotto (Julho/2022).

 

Acesse o perfil oficial da deputada Carmen Zanotto no Portal da Câmara dos Deputados