Benedita da Silva

Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de Vereadora do Rio de Janeiro, Deputada na Assembleia Constituinte de 1988, Senadora e Governadora do Estado do Rio de Janeiro. Foi Ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no primeiro governo do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Na 56ª Legislatura esteve em seu quarto mandato como Deputada Federal. Reeleita pela quinta vez para a 57ª Legislatura (2023-2027).
22/08/2022 21h20

Benedita da Silva é formada em Auxiliar de Enfermagem e Serviço Social. Está no quarto mandato como deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro.

Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora no município do Rio de Janeiro, deputada federal na Assembleia Constituinte de 1988, senadora da República e governadora do Estado do Rio de Janeiro, além de ter sido ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no primeiro governo do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as principais conquistas dos seus mandatos, destaque para a aprovação da PEC das Domésticas, a instituição do 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, a inclusão do nome de Zumbi dos Palmares no Panteão dos Heróis e Heroínas Nacionais e a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Com sua atuação, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidaturas de pessoas negras conquistaram, em 2020, a redistribuição do fundo partidário e do tempo de propaganda eleitoral, o que permitiu maior representatividade para a população negra na política. Sua atuação sempre esteve voltada à luta em defesa da classe trabalhadora, da democracia e da soberania do Brasil. 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Benedita da Silva (Abril/2022). 

 

Acesse o perfil oficial completo da deputada Benedita da Silva no Portal da Câmara dos Deputados.