Áurea Carolina

Em 2016, foi eleita Vereadora em Belo Horizonte e, em 2018, Deputada Federal em primeiro mandato.
22/08/2022 21h30

Luís Macedo

Áurea Carolina

Áurea Carolina é mãe de Jorge Luz, deputada federal pelo PSOL de Minas Gerais, cientista social e educadora popular, especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minass Gerais (UFMG). Ainda adolescente, Áurea passa a integrar o grupo de rap Dejavuh, aproximando-se cada vez mais da cultura hip hop que se tornou sua primeira escola de formação sociopolítica.

Em 2015, participou da construção das “Muitas”, uma movimentação de coletivos, ação social e ativista que surge com o objetivo de ocupar, com cidadania, as eleições municipais.  Em 2016, foi eleita vereadora de Belo Horizonte, tornando-se a mulher mais votada da história da cidade. Em 2018, Áurea foi eleita deputada federal por Minas Gerais, registrando a marca da mulher mais votada do Estado e, novamente, a parlamentar mais votada na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Áurea Carolina firmou sua trajetória em defesa das causas das mulheres, da população negra e LGBTQIA+, dos povos e comunidades tradicionais, bem como as juventudes e as pessoas que vivem nas periferias.

A parlamentar também está atenta às lutas em defesa do direito à cultura, enfrentamento aos danos da mineração aos ecossistemas e aos retrocessos que avançam sobre os direitos da maioria da população com o recrudescimento do autoritarismo e a violência no Brasil.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Áurea Carolina (Abril/2022). 

 

Acesse o perfil oficial completo da deputada Áurea Carolina no Portal da Câmara dos Deputados.