Aline Sleutjes

22/08/2022 22h00
Foi Vereadora no município de Castro (PR) por dois mandatos. Em 2018, foi eleita para primeiro mandato como Deputada Federal na 56ª Legislatura da Câmara.

Nascida em Castro, nos Campos Gerais (Paraná), Aline Sleutjes graduou-se em Educação Física e cursou pós-graduação em Gestão Escolar. Foi coordenadora do Departamento de Esporte e Lazer, diretora e coordenadora de escolas em seu município e empresária. Deu início à carreira política em 2005, como vereadora de Castro por dois mandatos, até ser eleita deputada federal em 2018.

Guerreira, cristã, dedicada e conservadora, sempre lutou por pautas de direita, como antiaborto, antidrogas, escola sem partido essencial e voto auditável. Na Câmara dos Deputados, foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). 

Sua atuação no Congresso Nacional é intensa: apresentou em seu mandato mais de 354 proposições legislativas, e destinou mais de R$ 220 milhões de recursos em emendas parlamentares para iniciativas ao Paraná.

Filha de produtor holandês, que veio buscar futuro e oportunidade no Brasil, Aline Sleutjes se dedica às pautas do agro, em especial dos produtores de leite. A atuação da deputada abrange ainda temas voltados à educação, pessoas com deficiência, saúde, desenvolvimento, além de pautas conservadoras, nacionais e municipalistas.

A parlamentar trabalhou de forma intensa no Plenário em seus dois primeiros anos de mandato, sendo voz do povo paranaense e se empenhando em 25 comissões permanentes, 24 comissões especiais, 14 comissões externas, três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e sete grupos de trabalho, além de dezenas de Frentes Parlamentares que resultaram em convite para assumir a vice-liderança do governo na Câmara e depois a vice-liderança no Congresso Nacional.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Aline Sleutjes (Novembro/2022). 

 

Acesse o perfil oficial da deputada Aline Sleutjes no Portal da Câmara dos Deputados.