Aline Sleutjes

Foi Vereadora no município de Castro (PR) por dois mandatos. Em 2018, foi eleita para primeiro mandato como Deputada Federal na 56ª Legislatura da Câmara.
22/08/2022 22h00

Nascida em Castro, nos Campos Gerais (Paraná), Aline Sleutjes graduou-se em Educação Física e cursou pós-graduação em Gestão Escolar. Foi coordenadora do Departamento de Esporte e Lazer, diretora e coordenadora de escolas em seu município e empresária. Deu início à carreira política em 2005, como vereadora de Castro por dois mandatos, até ser eleita deputada federal em 2018.

Guerreira, cristã, dedicada e conservadora, sempre lutou por pautas de direita, como antiaborto, antidrogas, escola sem partido essencial e voto auditável. Na Câmara dos Deputados, foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). 

Sua atuação no Congresso Nacional é intensa: apresentou em seu mandato mais de 354 proposições legislativas, e destinou mais de R$ 220 milhões de recursos em emendas parlamentares para iniciativas ao Paraná.

Filha de produtor holandês, que veio buscar futuro e oportunidade no Brasil, Aline Sleutjes se dedica às pautas do agro, em especial dos produtores de leite. A atuação da deputada abrange ainda temas voltados à educação, pessoas com deficiência, saúde, desenvolvimento, além de pautas conservadoras, nacionais e municipalistas.

A parlamentar trabalhou de forma intensa no Plenário em seus dois primeiros anos de mandato, sendo voz do povo paranaense e se empenhando em 25 comissões permanentes, 24 comissões especiais, 14 comissões externas, três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e sete grupos de trabalho, além de dezenas de Frentes Parlamentares que resultaram em convite para assumir a vice-liderança do governo na Câmara e depois a vice-liderança no Congresso Nacional.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Aline Sleutjes (Novembro/2022). 

 

Acesse o perfil oficial da deputada Aline Sleutjes no Portal da Câmara dos Deputados.