Aline Gurgel

Foi Secretária de Políticas para as Mulheres do Amapá e na 56ª Legislatura esteve em primeiro mandato como Deputada Federal. Ocupou o cargo de 1ª Procuradora Adjunta da Mulher no biênio 2019-2020.
22/08/2022 22h10

A deputada federal Aline Gurgel é formada em Direito, com pós-graduação em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades. É amapaense, filha do professor Narciso Antônio Varonil de Souza e da funcionária pública Marinete de Souza Paranhos. 

Em 2009, filiou-se ao Partido Republicano Trabalhista Brasileiro (PRTB), onde começou a militar na política. Já em 2011, assumiu o Partido da República (PR Mulher) e, em 2012, saiu candidata à vereadora, sendo a mais votada. 

No ano de 2016, foi premiada com o “Troféu Destaque da União dos Vereadores do Brasil (UVB)”, com o projeto “Vereadora na Comunidade”.  

Foi secretária de Políticas para as Mulheres do Estado do Amapá, onde lançou o aplicativo “Denuncie Mulher Amapá”.

Como presidente do Partido Republicanos no Amapá, Aline Gurgel foi a precursora do “Prêmio Mulher em Destaque”, troféu que incentiva às mulheres a participarem da política. 

Em 2018, sempre com o apoio da família, candidatou-se ao cargo de deputada federal, elegendo-se a mulher mais votada do Estado. Na Câmara dos Deputados, ocupou o cargo de primeira procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher e, atualmente, é coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, na região Norte, e coordenadora da bancada federal do Amapá.

Com um mandato de atuação municipalista, Aline Gurgel possui propostas legislativas em diversos segmentos, mas sempre com foco principal na defesa dos direitos da mulher, das crianças, da família e da população amapaense como um todo.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Aline Gurgel (Agosto/2022). 

 

Acesse o perfil oficial completo da deputada Aline Gurgel no Portal da Câmara dos Deputados.