Ouvidorias do Congresso promovem audiência sobre a influência das mídias digitais sobre a sociedade

Evento reuniu especialistas de plataformas da internet, ONG, academia e do governo federal - 13/12/2019

A Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados e a Ouvidoria do Senado Federal realizaram em parceria a audiência pública “A influência das mídias digitais sobre a sociedade brasileira”. O evento promoveu um debate com especialistas sobre regulação da internet no Brasil, com ênfase à análise dos riscos e benefícios do uso das mídias digitais para a formação da opinião pública e no funcionamento da democracia. A audiência aconteceu no dia 12/12, na Câmara dos Deputados.

O vídeo da audiência está disponível no Canal do Youtube da Câmara dos Deputados, no seguinte endereço: www.youtube.com/watch?v=toYzculor9M

O evento foi aberto pelo Deputado Eduardo Barbosa, Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados, e pelo Ouvidor do Senado Federal, Senador Márcio Bittar. O evento contou com apresentações de 20 minutos dos especialistas, na seguinte ordem: 

- Artur Coimbra – Diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

 - Laura Schertel Ferreira Mendes – Professora da UNB e IDP

- Marcelo Bechara – Conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

- Marcelo Lacerda - Diretor de Relações Políticas e Governamentais do Google Brasil 

- Monica Guise Rosina – Gerente de políticas públicas do Facebook

- Fabro Steibel – Diretor-Executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio

Ao final das apresentações previstas inicialmente, a Sra. Carolina Venuto da ONG Avaaz relatou os resultados de uma pesquisa de opinião promovida pela organização em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações sobre o tema da desinformação na área da saúde e vacinas. O estudo completo está disponível no seguinte link: sbim.org.br/images/files/po-avaaz-relatorio-antivacina.pdf

Em seguida, os especialistas responderam questões da platéia e perguntas enviadas pela sala de audiências interativas do eDemocracia. 

capa relatório

Uma das motivações para a realização da audiência foi promover uma discussão qualificada dos resultados da pesquisa de opinião pública sobre “uso de redes sociais, notícias falsas e privacidade na internet”. Foram realizadas 2400 entrevistas, em outubro deste ano, com abrangência nacional e amostragem probabilística. A pesquisa foi promovida em parceria das Ouvidorias da Câmara e do Senado Federal e executada pelo DataSenado. Acesse neste link: o relatório da pesquisa, o questionário utilizado e os dados brutos.