A Câmara dos Deputados reafirma seu empenho em cumprir com sua responsabilidade institucional de zelar pela garantia da igualdade de direitos e oportunidades de cada servidor. A Política de Recursos Humanos da Câmara tem como um de seus princípios a equidade, entendida como a imparcialidade no trato com as pessoas, respeito às diferenças e valorização da diversidade no ambiente de trabalho. Na prática, isso se reflete na realização de ações contínuas. Desde 2011, são promovidas atividades que visam a igualdade de oportunidade e de tratamento entre homens e mulheres.

A Câmara dos Deputados aderiu à 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e ONU Mulheres.

Esse foi apenas o início do compromisso institucional pela promoção de mudanças na cultura organizacional e nas políticas de Gestão de Pessoas. Em face dos resultados alcançados e da abertura da organização aos temas, a Câmara dos Deputados também participou das 5ª e 6ª Edições do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da SPM.

Os principais eixos de atuação são: recrutamento e seleção, capacitação e treinamento, ascensão funcional e plano de cargos e carreira, políticas de benefícios, programas de saúde e segurança, mecanismos de combate às práticas de desigualdade e discriminações de gênero e raça e de combate à ocorrência de assédios moral e sexual, prática de capacitação na cadeia de relacionamentos da organização e propaganda institucional interna e externa.