Câmara inicia recuperação do Bosque dos Constituintes

Um mês após a sua adoção pela Câmara dos Deputados, o Parque Multiuso Bosque dos Constituintes passou por sua primeira grande limpeza. Foram retirados três caminhões-caçamba cheios de galhos secos, restos de capina, entulho e outros detritos que foram deixados ao longo de anos na área de 70.814 metros quadrados.


A limpeza foi feita de forma minuciosa, seguindo os mesmos padrões utilizados nas demais áreas verdes da Casa. Foram inspecionadas e limpas 300 árvores em busca de erva-de-passarinho, parasita que se entrelaça neste tipo de vegetação e pode matá-las, ao extrair sua seiva. Também foram feitas as primeiras ações para controle de formigas e de cupins. Os resíduos foram encaminhados para a área de compostagem (atrás do Anexo IV), onde serão aproveitados na preparação do composto que vem sendo utilizado nas áreas ajardinadas.


Foi iniciado o coroamento das árvores - retirada da grama em volta do tronco - para aplicação do composto produzido pela equipe de jardinagem, como forma de adubação natural. O coroamento é útil também para evitar que as árvores tenham sua casca machucada no processo de corte de grama.


Ao bloco número sete do bosque, formado por guapuruvus (Schizolobium parahiba), o único ainda incompleto, foram acrescentadas 12 novas mudas. Importante realçar que algumas delas foram doação de servidores da Casa que, ao saberem que faltavam essas árvores, imediatamente se prontificaram a fornecê-las. As demais foram produzidas no próprio viveiro da Câmara, a partir de sementes dos exemplares que existiam na frente do Anexo IV.


A limpeza só se tornou possível  agora, porque o contrato com a nova empresa responsável pelas áreas verdes (Adiservis) contempla a área do bosque. O bosque receberá cuidados todos os sábados. Na segunda quinzena deste mês, será feita outra ação de controle de formigas e de cupins.


Durante este primeiro mês de adoção, foram feitas várias reuniões técnicas com os parceiros do bosque – Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Ibram (Instituto Brasília Ambiental), Seduma (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) e a Rede de Sementes do Cerrado. Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos os projetos de arquitetura e de urbanização da área, bem como o planejamento da irrigação do local.


Também foi realizada reunião com o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares para traçar as primeiras propostas das atividades culturais que devem acontecer no Bosque dos Constituintes em 2009. Estão sendo programadas atividades musicais, literárias e de educação ambiental.


Matéria produzida pela secretaria de comunicação da Câmara dos Deputados em 15/12/2009.