Água

 

A Câmara dos Deputados vem desenvolvendo, com sucesso, iniciativas com o propósito de reduzir o consumo de água potável, com medidas de racionalização e de qualificação do consumo.

Em relação à qualificação do consumo, a Câmara tem executado intervenções com o intuito de substituir o uso de água potável por água bruta em jardins, espelhos d’água e sistemas de ar condicionado, que juntos respondem por 30% do consumo total. Para que isso seja possível, o sistema projetado associa água pluvial captada das coberturas, durante o período chuvoso, à água bruta extraída de poços profundos, no período de estiagem. Além do mais, outras iniciativas foram implementadas:

  • Modernização de equipamentos hidrosanitários;
  • Monitoramento remoto de Hidrômetros;
  • Melhoria de processos para controle de vazamentos;
  • Treinamento de equipes;

Graças a esses e outros projetos, um dos resultados mais expressivos da gestão desse recurso natural, nos últimos vinte anos, foi a redução do consumo em mais de 60%, gerando uma economia superior a R$ 85 milhões aos cofres públicos. A economia registrada no período, de quase 3.000.000 m³, seria suficiente para abastecer a Câmara pelos próximos 22 anos. Esse é um volume suficiente para suprir uma cidade com 60 mil habitantes por um ano. (No DF cada pessoa consome em média 122 litros por dia).

É a Câmara dos Deputados sendo exemplo para sociedade, adequando-se a novos padrões de consumo e buscando a eficiência no uso dos recursos naturais.