A eficiência energética na tecnologia da informação

 

A crescente demanda por energia tem sido um dos maiores problemas deste século. A destruição da camada de ozônio, o aquecimento global e os desastres ambientais não nos deixam ignorar o fato. Além disso, segundo o simulador de energia da Companhia Energética de Brasília (CEB), um computador ligado por 10 horas seguidas, das 9h às 19h, por exemplo, durante 22 dias ao mês consome cerca 28,6 kwh, ao custo de 6,01 reais/dia.


A eficiência energética como critério de aquisição de novos micros
Levando esses dados em consideração, uma das medidas em destaque, implementada pelo Cenin, é a substituição dos antigos micros por novos que atendem a critérios ambientais e permitem uma configuração automática no que se refere à hibernação, ou modo de espera.

Considerando que a Casa possui mais de 8 mil microcomputadores, o gasto supera o valor de 48 mil reais mensais. Isso sem falar no consumo com periféricos, como impressoras e scanners. Para contribuir com a redução de gasto financeiro e a mitigação dos impactos ambientais envolvidos com o consumo de energia elétrica no uso do computador, a partir do mês de março de 2009, 4.755 novos microcomputadores da marca Lenovo/IBM serão instalados na Casa em substituição a equipamentos antigos.

De acordo com o Cenin, os novos micros atendem a padrões internacionais de produção reconhecidos pelo selo ambiental EPEAT. Só a troca dos monitores CRT pelos LCD responde por uma economia aproximada de 30% com energia elétrica.

O selo EPEAT (Eletronic Product Environmental Assessment Tool) foi lançado há dois anos pelo Conselho de Eletrônicos "Verdes" (GEC, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, criada em 2004 para encorajar a produção de eletrônicos ecologicamente corretos. Uma de suas propostas é avaliar desktops, notebooks e monitores de acordo com 51 critérios ecológicos, sendo 23 obrigatórios e 28 opcionais. Os microcomputadores recém adquiridos pela Câmara atendem 23 critérios obrigatórios e 20 critérios opcionais. Para saber mais sobre o selo, acesse:


Configuração do modo de espera
Além da substituição por equipamentos de tecnologia mais avançada, os computadores da Câmara serão configurados para que o monitor seja desligado após 15 minutos de ociosidade e o computador entre em modo de espera após 45 minutos sem uso.

A nova configuração será feita de modo automático pelo Cenin em todos os micros da Casa, com exceção daqueles que armazenem arquivos compartilhados, em pastas designadas como "Público". Nesse caso, os usuários deverão informar o patrimônio da CPU ao Centro de Informática, preenchendo o formulário disponível no endereço

Quando o equipamento entra em modo de espera, a luz ao lado do botão liga/desliga fica piscando. Para sair do modo em espera, basta acionar o botão Power (liga/desliga) do micro. Dessa forma, o equipamento imediatamente deixará o estado de espera, e a área de trabalho será restaurada ao exato ponto em que foi deixado.

Também é possível colocar qualquer computador em estado de espera manualmente. Para isso, é só acionar o comando "Em espera" sempre que desejar, selecionando a opção Desligar do botão Iniciar, ou teclando Ctrl+Alt+Del e selecionando Desligar e, em seguida, "Em espera".