Uma oportunidade para discutir projetos e receber novos voluntários

Nesta sexta-feira (13), Ecocamaradas participarão do II Encontro dos Ecocamaradas, voluntários em gestão ambiental da Câmara. O evento tem o objetivo de discutir os projetos a serem conduzidos pelo grupo em 2009, além de dar oportunidade a outros servidores interessados em aderir à iniciativa que participem das atividades para este ano.

O encontro será realizado no Auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), das 8h30 às 12 horas; e as inscrições podem ser feitas pelo link “treinamento e desenvolvimento”, disponível no Portal do Servidor.

Interessado em aderir ao programa? Para isso, basta clicar no link abaixo e fazer sua inscrição:
Inscrição

 

Afinal, o que é EcoCamarada?

O Ecocamaradas foi o projeto sugerido pelo servidor Jairo Luis Brod no concurso Setembro Verde, edição de 2004. O concurso reuniu ideias que estimulassem a mobilização e o apoio dos servidores às ações ambientais realizadas na Câmara e teve a proposta Ecocamaradas como vencedora.

Em outubro de 2007, o programa foi relançado sob a coordenação dos servidores Gilson Dobbin e Paulo Henrique, ambos lotados no Cefor. Desde o mesmo ano em que o programa foi relançado, a iniciativa passou a integrar a  relação de projetos e programas conduzidos pela área temática Educação Ambiental que compõe o Núcleo de Gestão Ambiental.

De modo geral, o Ecocamaradas foi concebido para dar condições de os servidores da Casa intervirem, de modo voluntário, no processo de construção de um modelo de gestão pública voltado para a sustentabilidade e a conservação do planeta. Desde o início de suas atividades, o grupo participa de reuniões com os membros do Núcleo Ambiental. Foi num desses encontros que surgiu a idéia do primeiro projeto que envolveu toda a Câmara: “Doe seu reciclável”.

Segundo a voluntária Camila Faria de Lara Fortes, lotada na Liderança do PMN e coordenadora do Projeto “Doe seu reciclável”, essa foi a forma escolhida para marcar o início das atividades do voluntariado ambiental na Câmara e ao mesmo tempo complementar os esforços institucionais empregados durante o mês do meio ambiente no ano de 2008.

Além de Camila, outros voluntários botaram literalmente a mão na massa. O resultado foi o recolhimento de mais de dois mil itens plásticos. No período de duas semanas, cerca de 40 servidores da Casa colaboraram com sacolas, garrafas pet, embalagens e outros itens que constavam na lista de doações. Todo o material coletado foi doado para a Cooperativa de Catadores (Cortrap), entidade responsável por dar o correto destino aos resíduos descartados pela Câmara.

 

Parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

Em 2007, ano de relançamento do Programa, o Ecocamaradas deu início ao trabalho em conjunto com a Fundação SOS Mata Atlântica. Essa importante parceria tem possibilitado à Casa atuar em uma prática até então desconhecida internamente, que consiste na cooptação e treinamento de voluntariado e na atuação com base no modelo colaborativo.

O foco deste modelo é fortalecer o grupo contando com as potencialidades dos integrantes. O método procura levantar a seguinte questão: o que podemos fazer juntos e o que fazemos bem? Identificadas as capacidades individual e coletiva, o próximo passo é transformá-las em ações que beneficiem a qualidade de vida no Planeta.

 

Matéria produzida pelo Núcleo de Gestão Ambiental Ecôcamara em 10/03/2009.