Aro Magnético - Tecnologia assistiva para pessoas usuárias de aparelho auditivo

 

Foram instalados sistemas de aro magnético nos Plenários 1, 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 13, 15 e 16 das Comissões, em 02 Auditórios (Freitas Nobre e Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - CEFOR) e em 22 balcões de atendimento ao público da Câmara dos Deputados. Também chamado de amplificador de indução magnética, essa tecnologia é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa audição usuárias de aparelho auditivo. A instalação nos Plenários tem como objetivo melhorar a compreensão do conteúdo de eventos, reuniões e audiências públicas que ali acontecem; nos balcões, visa facilitar a comunicação durante o atendimento.

Como utilizar

Para se beneficiar dessa tecnologia, o visitante que utiliza aparelho auditivo deve entrar em um dos Plenários listados acima ou se aproximar de um dos balcões de atendimento, nos locais indicados pela sinalização azul; ali, deve ajustar seu aparelho da posição M (ajuste de microfone) para a posição T (ajuste para falar ao telefone). Em alguns aparelhos digitais, essa conversão entre as bobinas M e T acontece automaticamente; nos aparelhos analógicos, é necessário fazer a ativação manualmente. Se ainda assim o aparelho não ativar/funcionar, é provável que ele não esteja configurado para entrar na frequência do aro magnético. Nesse caso, é necessário solicitar ao seu fonoaudiólogo que faça a configuração necessária, ou seja, o acionamento da bobina telefônica. Ao entrar no campo magnético criado pelo aro, o visitante perceberá que o som passa a ser direcionado diretamente ao aparelho auditivo, como se ele estivesse utilizando um fone de ouvido. Caso sinta algum desconforto devido à intensidade do som, ele poderá ajustar o volume do aparelho. O sistema de aro magnético não interfere na utilização de marca-passo nem causa qualquer dano ao aparelho auditivo, às pessoas que o utilizam ou às pessoas próximas.

Como funciona

O aro magnético é um sistema de transmissão sonora em frequência específica, composto de fiação (aro), amplificador e microfone. O som captado pelo microfone é passado ao amplificador que está conectado ao aro. No caso dos Plenários, o aro está instalado no piso sob o carpete, contornando todo o ambiente; nos balcões, o aro tem a forma de um pequeno tapete na parte inferior da bancada. As ondas magnéticas emitidas através do aro chegam ao aparelho auditivo do usuário, que irá compreender melhor o que o palestrante ou o atendente estão falando.

Onde pode ser instalado

O aro magnético pode ser instalado em ambientes fechados, como salas de aula, transporte público (táxis, trens e ônibus), auditórios, teatros, cinemas e igrejas, e em balcões e áreas de atendimento, eliminando interferências, ecos, reverberações e ruídos, facilitando, assim, o acesso à informação e à comunicação nesses locais. É uma tecnologia assistiva de baixo custo bastante utilizada em países como Inglaterra, Alemanha, Holanda, França e Austrália, e desenvolvida na América do Sul pelo INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina, mas pouquíssimo conhecida no Brasil. Na Câmara dos Deputados, o sistema foi instalado de forma pioneira por engenheiros e técnicos da Coordenação de Engenharia de Telecomunicações e Audiovisual (Coaud), a partir dos conhecimentos adquiridos em um curso de capacitação ministrado pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, e testado por servidores da Casa que utilizam vários tipos de aparelhos auditivos. Em atendimento à Política de Acessibilidade implementada nesta Casa desde 2004, está prevista a instalação dessa importante ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência auditiva em todos os plenários, auditórios e espaços de conferência.

 

Diagramas do sistema de aro magnético instalado em uma sala de aula e em um balcão de atendimento.