P
-
Princípio da publicidadePrincípio básico da administração pública, orienta no sentido de que os atos devem ser transparentes aos administrados, por serem exercidos com base em delegação.
-
Princípio da proporcionalidade partidáriaPrincípio segundo o qual a representação dos partidos políticos e blocos parlamentares na Casa Legislativa deve ser reproduzida proporcionalmente, tanto quanto possível, na composição da Mesa Diretora e das comissões.
-
Princípio da moralidadePrincípio básico da administração pública, define que não basta que o ato seja amparado pela lei, é preciso que ele não seja reprovável pela moral comum.
-
Princípio da impessoalidadePrincípio básico da administração pública que prescreve que a atividade do Estado deve ser destinada aos cidadãos em geral, sem quaisquer discriminações
-
Princípio da anualidade orçamentáriaPrincípio orçamentário que estabelece a periodicidade de um ano para as estimativas da receita e fixação da despesa, podendo coincidir ou não com o ano civil.
-
-
Primeiro-Vice-Presidente / Primeira-Vice-PresidenteParlamentar que tem por atribuição substituir o presidente em suas ausências e impedimentos.
-
Primeiro-Secretário / Primeira-SecretáriaParlamentar que tem por atribuição superintender os serviços administrativos da Câmara dos Deputados.
-
Previsão orçamentáriaAto de planejamento das atividades financeiras do Estado. É também ato de caráter jurídico, criador de direitos e de obrigações.
-
PresunçãoAto de entender ou julgar, baseando-se em certas probabilidades, indícios ou aparências; imaginar, supor, conjeturar, suspeitar:
-
PresumirEntender ou julgar, baseando-se em certas probabilidades, indícios ou aparências; imaginar, supor, conjeturar, suspeitar:
-
Prestação de contasDemonstrativo organizado pelo próprio agente, entidade ou pessoa designada, acompanhada ou não de documentos comprobatórios das operações de receita e despesa, os quais, se aprovados pelo ordenador de despesa, integrarão a sua tomada de contas.
-
-
-
Presidente da RepúblicaAutoridade máxima do Executivo de um Estado soberano cujo estatuto é uma república. Tal como os chefes de estado das monarquias, o presidente da república representa o Estado, mas os poderes específicos que detém e o modo como um cidadão se torna presidente variam bastante consoante o sistema institucional de cada país. Em grande parte dos países, o Presidente da República usa uma faixa presidencial como distintivo do cargo.