Ações executadas de acessibilidade - 2004 a 2021
1. ACESSIBILIDADE URBANÍSTICA E ARQUITETÔNICA NAS EDIFICAÇÕES PÚBLICAS |
|
1.1 Escadas e áreas de circulação interna |
|
Correção de desníveis internos em trechos do Anexo II |
2020 |
Instalação de sinalização tátil de alerta em escadas do Edifício Principal e dos Anexos II, III e IV |
2020 |
Substituição do elevador do Departamento de Taquigrafia |
2019 |
Substituição de elevador para permitir parada adicional no pavimento que dá acesso ao Salão Negro |
2019 |
Substituição do elevador do Anexo III |
2019 |
Substituição do elevador do Centro de Documentação e Informação |
2019 |
Substituição do elevador de acesso ao Auditório Nereu Ramos |
2019 |
Modernização do elevador da escada "ferradura", no Edifício Principal |
2019 |
Modernização do elevador da Secretaria-Geral da Mesa para acesso ao Plenário Ulysses Guimarães |
2019 |
Instalação do piso tátil de alerta em rampas e escadas do Anexo II |
2019 |
Instalação de guarda-corpo e readequação de corrimãos na escada de acesso do Hall da Taquigrafia à lanchonete do Anexo II |
2018 |
Instalação de guarda-corpo e readequação de corrimãos na escada de acesso do Hall da Taquigrafia à Ala C do Anexo II |
2018 |
Instalação de guarda-corpo e readequação de corrimãos na escada da saída de emergência do Auditório Nereu Ramos |
2018 |
Adequação da rota de fuga da Biblioteca |
2018 |
Instalação de sinalização tátil de alerta nas escadas de acesso do Edifício Principal ao Salão Branco (Chapelaria) |
2018 |
Instalação de corrimãos - DEMED |
2017 |
Instalação de guarda-corpo – Anexo III, escada próxima ao elevador da lanchonete |
2016 |
Readequação de vão de porta e piso em elevador – Plenário Ulysses |
2016 |
Instalação de corrimãos – SGM/Secretarias |
2016 |
Construção de rampa – acesso da área da Escada Ferradura à SGM |
2016 |
Ampliação de porta de elevador – Acesso da SGM ao Plenário Ulysses |
2015 |
Instalação de corrimãos e fitas antiderrapantes – Blocos A e B – SQS 312 |
2014 |
Instalação de corrimãos – Primeira Vice-Presidência |
2014 |
Instalação de corrimãos – Consultoria Legislativa – Anexo III |
2012 |
Instalação de protótipo de piso de sinalização tátil – Anexo II |
2009 |
Instalação de corrimãos – Anexo IV |
2007-2008 |
Acesso ao BLP – eliminação de barreira física (parede) e redefinição de fluxos |
2006 |
Instalação de corrimãos e fitas antiderrapantes – Rampa de Acesso ao CEDI – Anexo II |
2006 |
Instalação de corrimãos – Escada Ferradura – Edifício Principal |
2006 |
Rampa no DEMED que permite a ligação interna entre o pavimento térreo e o subsolo |
1995-2004* |
*Projetos executados no período de 1995 a 2004, antes da formalização do Programa de Acessibilidade – sem informações sobre a data exata de execução. |
|
1.2 Sanitários acessíveis |
|
Construção de sanitário com cabine unissex acessível no vestiário do subsolo do Anexo IV |
2020 |
Construção de sanitário com cabine unissex acessível na área de obras do Departamento Técnico |
2019 |
Reforma de sanitários com construção de cabine unissex acessível no subsolo do Anexo IV |
2019 |
Instalação de barras de apoio no sanitário do setor de Radiologia do Departamento Médico |
2019 |
Adaptação de sanitário masculino acessível no 2o andar do Anexo I |
2019 |
Construção de 01 sanitário para pessoas com necessidades especiais no subsolo do Anexo III |
2018 |
Construção de 02 sanitários para pessoas com necessidades especiais no térreo do Anexo II |
2018 |
Sanitário Gabinete 412 – Anexo IV |
2016 |
Adaptação Sanitário Masculino - Ed. Principal - Instalação de bancada e espelho acessível |
2016 |
Sanitário Masculino - Pavimento superior - Ala B - Anexo III |
2016 |
Sanitários Masculino e Feminino – Ala A – DEMED |
2015 |
Sanitários Masculino e Feminino – Emergência – DEMED |
2015 |
Sanitário Unissex – Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência |
2015 |
Sanitário – Terceira-Secretaria |
2015 |
Sanitário Masculino – 11º andar – Anexo I |
2013 |
Sanitário Feminino – Pavimento superior – Ala A - Anexo III |
2013 |
3 Sanitários Unissex – Apartamentos – Emergência – DEMED |
2013 |
Sanitários Masculino e Unissex – Plenário Ulysses Guimarães |
2010 |
Sanitário unissex – Pavimento superior do Edifício Principal (Primeira Vice-Presidência) |
2010 |
Sanitários Masculino e Feminino – Escada Ferradura – Térreo do Edifício Principal |
2010 |
Sanitário Masculino – 7º andar – Anexo I |
2006 |
Sanitários Masculino e Feminino – Subsolo – Anexo III |
2006 |
Sanitários Masculino e Feminino – Térreo – Anexo IV |
2006 |
Sanitário unissex – Detaq/BLP – Edifício Principal |
1995-2004* |
Sanitários Masculino e Feminino – Térreo – Anexo I |
1995-2004* |
Sanitário Masculino – 6º andar – Anexo I |
1995-2004* |
Sanitário Masculino – 25º andar – Anexo I |
1995-2004* |
Sanitário unissex – Pavimento superior CEDI – Anexo II |
1995-2004* |
Sanitários Masculino e Feminino – Térreo – Anexo II |
1995-2004* |
Sanitários Masculino e Feminino – Pavimento Superior – Anexo II |
1995-2004* |
Sanitário Unissex – Auditório Nereu Ramos – Anexo II |
1995-2004* |
Sanitários Masculino e Feminino – Térreo – Ala B - Anexo III |
1995-2004* |
Sanitário Unissex – Subsolo – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 2º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 3º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 4º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 5º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 6º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 7º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 8º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 9º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – 10º andar – Anexo IV |
1995-2004* |
Sanitário unissex – Auditório – Cefor |
1995-2004* |
Sanitário unissex – Entrada principal – Cefor |
1995-2004* |
*Projetos executados no período de 1995 a 2004, antes da formalização do Programa de Acessibilidade – sem informações sobre a data exata de execução. |
|
1.3 Plenários, auditórios e espaços de reunião |
|
Reforma no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento para instalação de sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) |
2021 |
Reforma no Auditório Freitas Nobre para instalação de sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) |
2020 |
Adaptação de mesa móvel com sistema de som e microfone para utilização por Parlamentares em cadeira de rodas nos Plenários de Comissões |
2018 |
Adaptação de sistema de som e instalação de microfones avulsos de bancada no Plenário 13 para utilização por parlamentares e visitantes em cadeiras de rodas |
2018 |
Reforma nos Plenários 1, 3, 5, 9, 10 e 12 das Comissões para instalação de sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo); |
2018 |
Adaptação de mesa móvel com sistema de som e microfone para utilização por Parlamentar em cadeira de rodas no Plenário 13 |
2018 |
Adequações físico-arquitetônicas na Consultoria Legislativa, disponibilizando uma sala de estudos e acessibilidade |
2018 |
Adequação de rota de fuga da biblioteca |
2018 |
Adequação de tribuna para uso com cadeira do tipo Stand-up |
2016 |
Reforma nos Plenários 11 e 13 das Comissões para instalação de sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo); |
2016 |
Adaptação das cabines de voto secreto no Plenário Ulysses Guimarães |
2015 |
Adaptação de poltrona para pessoa obesa no Plenário Ulysses Guimarães |
2015 |
Instalação de sistema de tradução simultânea – Plenário 07 |
2015 |
Reforma e adaptação do Plenário Ulysses Guimarães para permitir o acesso universal à mesa e às tribunas |
2014 |
Reforma e Adaptação dos Plenários das Comissões (15 e 16) |
2012 |
Reforma e Adaptação do Auditório Freitas Nobre – Anexo IV |
2012 |
Reforma e Adaptação do Plenário 2 das Comissões |
2011 |
Adaptação e sinalização de bancadas no Plenário Ulysses Guimarães |
2011 |
Adaptação de urna eletrônica de votação – Plenário Ulysses Guimarães |
2011 |
Adaptação e adequação de leiaute – Sala VIP dos Deputados |
2011 |
Reforma e Adaptação do Plenário 1 das Comissões |
2010 |
Reforma e Adaptação dos Plenários 5 e 6 das Comissões |
2009 |
Reforma e Adaptação dos Plenários 3 e 4 das Comissões |
2009 |
Reforma e Adaptação dos Plenários 9 e 10 das Comissões |
2008 |
Reforma e Adaptação dos Plenários 7 e 8 das Comissões |
2008 |
Reforma e Adaptação dos Plenários 13 e 14 das Comissões |
2007 |
Reforma e Adaptação dos Plenários 11 e 12 das Comissões |
2006 |
Adaptação parcial do Auditório Nereu Ramos – Anexo II |
2004 |
Guarda-corpo para acomodação de usuários de cadeira de rodas no auditório do DEMED |
1995-2004* |
Adaptação do auditório da TV Câmara |
1995-2004* |
Rampa que permite a ligação entre o Salão Verde e o Túnel que liga o Edifício Principal ao Anexo II |
1995-2004* |
*Projetos executados no período de 1995 a 2004, antes da formalização do Programa de Acessibilidade – sem informações sobre a data exata de execução. |
|
1.4 Áreas de recepção, alimentação e atendimento |
|
Reforma na portaria do Anexo II para construção do Balcão de Informações acessível com espaço para guarda de cadeiras de rodas e triciclos motorizados para pessoas com dificuldade de locomoção |
2021 |
Instalação de sistema de aro magnético no Balcão de Informações do Anexo II para pessoas com deficiência usuárias de aparelho auditivo |
2021 |
Reforma nas portarias dos Anexos II, III e IV com construção de balcão acessível e espaço para guarda de cadeiras de rodas e triciclos motorizados para pessoas com dificuldade de locomoção |
2020 |
Adequação do quantitativo de lugares destinados a pessoas com atendimento prioritário nos restaurantes e lanchonetes da Câmara dos Deputados |
2019 |
Readequação da Sala de Acessibilidade na Biblioteca |
2018 |
Instalação de lavabo no restaurante no restaurante do Anexo III, térreo |
2016 |
Adequação de leiaute e mobiliário dos restaurantes do Anexo IV, Cafezinho do PUG e lanchonete do CEFOR |
2016-2017 |
Reforma e adaptação de leiaute na portaria do Anexo II |
2016 |
Reforma e adaptação de leiaute na portaria do Anexo IV |
2016 |
Adequação de leiaute e mobiliário dos restaurantes e lanchonetes do BLP e do Anexo III |
2015 |
Demarcação de rota acessível nos restaurantes e lanchonetes do Anexo III |
2015 |
Adequação de leiaute e mobiliário da sala de leitura da Biblioteca – Subsolo do CEDI |
2015 |
Reforma para instalação da Sala de Acessibilidade na Biblioteca – Subsolo do CEDI |
2015 |
1.5 Áreas externas |
|
Intervenções no estacionamento posterior ao Anexo IV, com criação de vagas adaptadas para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, idosos e gestantes, além de espaço para food trucks e praça de alimentação com acessibilidade |
2021 |
Intervenções no estacionamento adjacente ao Anexo II, com criação de vagas adaptadas para pessoas com necessidades especiais temporárias, gestantes e idosos |
2021 |
Intervenções no estacionamento posterior do Anexo IV (próximo à garagem parlamentar), com adequação de calçadas, travessas, mobiliário urbano e vagas acessíveis |
2020 |
Construção de calçadas e rampa na área de obras do Departamento Técnico |
2019 |
Construção de calçadas e de duas faixas elevadas para pedestres na lateral leste do Anexo IV |
2019 |
Construção de faixa elevada para pedestres na entrada principal do CETEC Norte |
2019 |
Reserva de vagas adaptadas em estacionamento privativo para deputados com deficiência e/ou mobilidade reduzida |
2019 |
Reserva e adaptação de 03 vagas para pessoas com deficiência e de 07 vagas de idosos no estacionamento do CEAM/SIA |
2018 |
Instalação de bate-rodas nas vagas do estacionamento de acesso ao Salão Branco (Chapelaria) |
2018 |
Revitalização de calçadas no entorno da Câmara dos Deputados |
2018 |
Demarcação de vagas destinadas a pessoas com deficiência - Estacionamentos dos Anexos II/III |
2017 |
Adequação de vagas nas garagens e nos estacionamentos externos |
2004-2016 |
Rampa de acesso ao estacionamento - Chapelaria |
2015 |
Adequação urbanística das áreas de circulação externa – Complexo Avançado |
2013 |
Adequação urbanística das áreas de circulação externa – Complexo Principal |
2012 |
Definição de vagas adaptadas e instalação de rota acessível e rampa de acesso na garagem dos parlamentares – Anexo IV |
2011 |
Adequação de passeio público – Anexo IV |
2006 |
Adequação de passeio público - Complexo Principal |
2005 |
1.6 Demandas diversas |
|
Reforma em gabinete parlamentar do Anexo IV para adequação do espaço físico e acesso de triciclo motorizado utilizado por deputado com dificuldade de locomoção |
2021 |
Instalação de equipamentos de audiovisual em 3 estúdios para transmissão remota de interpretação de Libras em eventos realizados nos Plenários das Comissões e nos auditórios da Câmara |
2020 |
Construção de 03 estúdios para transmissão remota da interpretação de Libras realizada durante eventos nos Plenários das Comissões e nos auditórios da Câmara |
2019 |
Destinação de gabinetes parlamentares adaptados para deputados com deficiência e/ou mobilidade reduzida |
2019 |
Reformas de adaptação e mudança de leiaute na sala e no sanitário da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) |
2018 |
Adaptação de vestiários no setor de rádio imagem do Departamento Médico |
2018 |
Adequação físico-arquitetônica para disponibilização de uma Sala de Estudos e Acessibilidade na Consultoria Legislativa |
2018 |
Adequação do edital de contratação de serviços de hotelaria para inclusão de requisitos de acessibilidade |
2017 |
Adaptação de gabinetes parlamentares – Anexo IV |
2004-2019 |
Intervenções arquitetônicas e adequação de equipamento/mobiliário para funcionários com deficiência |
2005-2019 |
Reforma e adaptação de apartamentos funcionais |
2007-2018 |
Construção e instalação da Maquete Tátil do Congresso Nacional – Salão Verde |
2008 |
Realocação e adaptação de TDD (Telefone para Deficientes Auditivos) – Anexo II |
2006 |
|
|
2. ACESSIBILIDADE NOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO** |
|
Adaptação de espaço para cadeirantes no ônibus acessível da frota |
2019 |
Contratação de serviços de transporte em veículo adaptado para pessoas com deficiência |
2018 |
Contrato de locação de 03 ônibus acessíveis |
2015 |
Contrato de locação de 02 micro-ônibus acessíveis |
2015 |
Contrato de locação de 01 van acessível |
2012 |
Aquisição de 01 ônibus acessível |
2010 |
**Ações que envolvem a aquisição de veículos acessíveis, destinados ao transporte de funcionários com e sem deficiência, e adaptados/equipados com plataforma elevatória, espaço interior para cadeiras de rodas e assentos preferenciais reservados para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo. |
|
|
|
3. ACESSO À COMUNICAÇÃO E À INFORMAÇÃO |
|
3.1 Em eventos técnicos, pedagógicos, comemorativos e político-legislativos |
|
Produção e disponibilização de vídeo do Hino Nacional, gravado pelo coral da Câmara dos deputados com Libras e legendas, para ser transmitido em Sessões Solenes e eventos comemorativos promovidos pela Câmara dos Deputados |
2021 |
Disponibilização de 4 materiais em formatos alternativos acessíveis (áudio, encarte, PDF/e-book e vídeo) no Portal da Escola da Câmara (evc.camara.leg.br) |
2021 |
Inclusão, no portal da Escola da Câmara (evc.camara.leg.br) de 52 materiais de produção própria - vídeos, áudios, textos, multimídia e jogos - com recursos de acessibilidade para diferentes tipos de deficiência |
2021 |
Informações em PDF/e-book e vídeo no Portal da Escola da Câmara (evc.camara.leg.br) disponibilizadas com recursos de acessibilidade: VLibras (ferramenta de tradução automática); imagens de capa dos materiais com audiodescrição e sem texto nas artes; estudos de cor para daltônicos; usos de banners e outros recursos estáticos; portal indexado segundo o Tesauro da Câmara dos Deputados para permitir e facilitar a busca textual; compartilhamento de conteúdo em redes sociais facilitado com apenas um clique; além da ferramenta Fale Conosco, foi incorporada de avaliação (Opine) para recebimento de feedbacks e problemas de navegação. |
2021 |
Implementação do VLibras (ferramenta de tradução automática) e de opções de contraste e tamanho da fonte no Eleve (eleve.camara.leg.br), plataforma de educação a distância da Câmara que utiliza o Moodle - Sistema de Gestão de Aprendizagem que permite adaptações e configurações acessíveis a pessoas com deficiência auditiva e visual |
2021 |
Disponibilização de audiodescrição durante o evento de premiação "Brasil +Inclusão" promovido pela Segunda-Secretaria |
2021 |
Disponibilização de 279 horas/120 eventos (2021) e 92 horas/44 eventos (2020) de interpretação simultânea de Libras em eventos virtuais ou semipresenciais não legislativos, videoconferências (lives), cursos, palestras, debates, cerimônias e reuniões |
2020-2021 |
Instalação de sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) no Auditório Freitas Nobre |
2020 |
Disponibilização de audiodescrição durante 2 videoconferências de "Lançamento da Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres", promovidas pela Secretaria da Mulher | 2020 |
Disponibilização do curso EaD "Mulheres na Política" com descrição de imagens | 2020 |
Produção e publicação de 4 PDFs dos cursos de EaD com descrição de imagens, sumário navegável, hierarquização das informações para leitores de tela e estudo de cores para melhor contraste |
2020 |
Publicação de 5 palestras dos cursos de EaD no formato alternativo PDF |
2020 |
Publicação de 3 vídeos da série de cursos EaD "Quero ser vereador(a)" com interpretação de Libras e legendas, e seus respectivos podcasts como formato alternativo | 2020 |
Disponibilização de legendas em tempo real e audiodescrição durante o evento de Posse dos Deputados (55a Legislatura) |
2019 |
Transmissão de LIbras nos telões do Plenário Ulysses Guimarães durante as sessões solenes e sessões ordinárias |
2019 |
Disponibilização de audiodescrição durante o evento Mesa-Redonda sobre Qualidade de Vida no Serviço Público |
2019 |
Disponibilização de audiodescrição durante o evento Prêmio Brasil +Inclusão 2019 |
2019 |
Disponibilização de legenda em tempo real e audiodescrição durante o evento Ato Comemorativo em Homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência |
2019 |
Disponibilização de audiodescrição durante o evento Seminário de Conscientização e Elaboração de Políticas Públicas para as Pessoas com Autismo |
2019 |
Disponibilização de 209 horas (2019) e 76 horas (2018) de interpretação simultânea de Libras em eventos, seminários, conferências, audiências públicas e reuniões deliberativas |
2018-2019 |
Prestação de serviços de legenda aberta (open caption) ao vivo no evento “Mesa-redonda sobre a Lei Brasileira de Inclusão: 3 anos" |
2018 |
Prestação de serviços de audiodescrição ao vivo no evento “Mesa-redonda sobre a Lei Brasileira de Inclusão: 3 anos" |
2018 |
Instalação de sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) nos Plenários 1, 3, 5, 9, 10 e 12 das Comissões |
2018 |
Instalação de sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) no Plenário 11 das Comissões |
2016 |
Instalação de canais de acesso aos usuários de bluetooth e sistema FM (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) no Plenário 13 das Comissões |
2016 |
Reforma para instalação do sistema de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) no Plenário 13 das Comissões |
2016 |
Contratação de serviços de audiodescrição, disponíveis mediante solicitação |
2013-2018 |
Contratação de serviços de tradução-interpretação de Libras mediante solicitação |
2009-2018 |
Gravação do Hino Nacional Brasileiro com interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e áudio para crianças |
2014 |
Gravação do Hino Nacional Brasileiro com interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e áudio |
2012 |
3.2 No atendimento a visitantes, funcionários e parlamentares |
|
Instalação de aparelho de TV na tribuna de honra do Plenário Ulysses Guimarães para transmissão de legenda e janela de Libras |
2019 |
Instalação de sistema de aro magnético e disponibilização de saída de áudio no Plenário 4 das Comissões |
2019 |
Transmissão durante a Visitação Institucional de vídeo com janela de Libras, áudio e legendas em Língua Portuguesa |
2019 |
Instalação de placa de sinalização de caixa preferencial no restaurante térreo do Anexo III |
2018 |
Instalação de sistemas de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) nos balcões de atendimento do Departamento Médico: marcação de consultas; emergência; alas A, B e C; serviço de perícia médica; ortopedia. |
2017 |
Atendimento exclusivo em Libras em horário especial nos finais de semana e feriados no Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional |
2016 |
Instalação de sistemas de aro magnético (sistema de escuta assistida para pessoas usuárias de aparelho auditivo) em balcões de atendimento: portaria do Anexo I; portaria do Anexo II; balcão da Lei de Acesso à Informação do Anexo II; portaria do Anexo II/III; portaria do anexo III; portaria do Anexo IV; Salão Negro; Salão Branco (Chapelaria); Seção de Correspondência nos Correios; Centro de Documentação e Informação; protocolo-geral; laboratório do Demed |
2015 2016 |
Adequação da sinalização em lanchonetes e restaurantes do BLP e do Anexo III |
2015 |
Adequação da sinalização na Biblioteca |
2015 |
Contratação de intérpretes de Libras para as portarias, receptivos e visitação guiada |
2013 |
Disponibilização de cardápios em braille nas lanchonetes |
2011 |
Instalação de placas de sinalização visual e em braille em todos os edifícios (Complexo Principal e Avançado) |
2008-2009 |
Instalação de sinalização em braille nos corrimãos do Anexo IV |
2007-2008 |
3.3 Nos sistemas e no portal da Câmara na Internet e Intranet |
|
Desenvolvimento de novos serviços acessíveis para os sistemas Gabinete Digital, Liderança Digital e Processo Legislativo Digital | 2021 |
Remoção de barreiras de acessibilidade no Diretório de Pessoas (busca) no Camaranet | 2021 |
Remoção de barreiras de formulários (modelos) no Sistema e-Doc | 2021 |
Remoção do CAPTCHA (desafio cognitivo-visual) do cadastr Login Cidadão, com solução alternativa de obtenção de código por meio do 0800 da Câmara | 2021 |
Remoção de barreiras de acessibilidade do Sistema de Gestão de Teletrabalho Provisório | 2021 |
Remoção do CAPTCHA (desafio cognitivo-visual) do sistema de licenças médicas | 2021 |
Customização de acesso remoto à rede da Câmara e fornecimento/preparação de equipamento para viabilizar ambiente de teletrabalho a servidores com deficiência visual | 2020 |
Revisão do edital de contratação de ferramenta de videoconferência para atendimento a requisitos de acessibilidade | 2020 |
Revisão do manual de orientação dos provedores de conteúdo do Portal institucional para melhorar a acessibilidade dos conteúdos digitais | 2020 |
Desenvolvimento de novos sistemas de informação acessíveis (Plenário Virtual, Pauta Eletrônica, Gabinete Digital, Liderança Digital, Processo Legislativo Digital) e melhoria da acessibilidade de sistemas de informação pré-existentes | 2020 |
Verificação da implementação das páginas do novo portal institucional com foco em acessibilidade, usabilidade e linguagem simples | 2020 |
Consultoria interna para atender sistematicamente as demandas de desenvolvedores web, com base nas recomendações de acessibilidade e usabilidade do W3C (World Wide Web Consortium) | 2020 |
Desenvolvimento de sistemas e páginas web com interface acessíveis e boa usabilidade seguindo as recomendações do W3C (World Wide Web Consortium) | 2020 |
Evolução de protocolo com especificação de requisitos de acessibilidade e usabilidade para contratação de serviços de desenvolvimento web e para aquisição de software diversos | 2020 |
Análise e atendimento de sugestões e demandas de acessibilidade relatadas por usuários do Portal institucional por intermédio da Ouvidoria | 2020 |
Adaptações de acessibilidade no sistema de votação eletrônica para eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para atendimento a deputado com deficiência visual | 2019 |
Adaptações de acessibilidade em três postos de votação do Plenário Ulysses Guimarães, para atendimento a deputado com deficiência visual |
2019 |
Adaptações de acessibilidade no sistema de pauta eletrônica dos Plenários das Comissões, para atendimento a deputado com deficiência visual. |
2019 |
Adaptações de acessibilidade no sistema de votação secreta dos Plenários das Comissões, para atendimento com deficiência visual |
2019 |
Adaptações no sistema de registro de presença de deputados na Câmara, para atendimento a deputado com deficiência visual |
2019 |
Verificação da implementação das páginas do novo portal institucional com foco em acessibilidade, usabilidade e linguagem simples |
2019 |
Aperfeiçoamento de mais de 200 páginas web para uso com leitores de tela |
2019 |
Melhorias em mais de 70% das aplicações web utilizadas por parlamentares e assessores |
2019 |
Adaptações de acessibilidade no sistema utilizado pela Consultoria Legislativa para adequação ao PIC - Padrão de Interações da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação |
2019 |
Avaliação periódica do nível de acessibilidade web de portais e sistemas com foco na eliminação de barreiras para pessoas com deficiência visual e correção de falhas detectadas |
2019 |
Desenvolvimento de sistemas e páginas web desenvolvidas com interface acessíveis e boa usabilidade, seguindo as recomendações do W3C (World Wide Web Consortium) |
2019 |
Criação de protocolo com especificação de requisitos de acessibilidade e usabilidade para contratação de serviços de desenvolvimento web e para aquisição de softwares diversos |
2019 |
Disponibilização do avatar do VLibras (ferramenta de tradução automática) embarcado no Portal da Câmara dos Deputados |
2019 |
Transmissão de legendas geradas automaticamente pelo YouTube em todas sessões plenárias exibidas offline |
2019 |
Parceria com Senado Federal para a disponibilização do avatar do VLibras (ferramenta de tradução automática) embarcado no Portal do Congresso Nacional |
2019 |
Transmissão de Libras em todas sessões plenárias exibidas pelos canais de comunicação institucionais (YouTube e Webcamara) |
2018-2019 |
Disponibilização de playlist com 65 vídeos com audiodescrição no canal da Câmara no YouTube |
2018-2019 |
Inclusão da acessibilidade como um dos princípios norteadores da Política de Governança das Redes Sociais, que trata da gestão dos perfis corporativos da Câmara dos Deputados no Facebook, Twitter e Instagram |
2018 |
Disponibilização de janela de Libras em vários vídeos do Plenarinho, portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados |
2018 |
Disponibilização do Dicionário de Termos Político-legislativos em Libras na página da Acessibilidade do Portal da Câmara |
2018 |
Implementação de páginas do novo Portal institucional com foco em acessibilidade, usabilidade e linguagem simples |
2018 |
Disponibilização do PIC (Padrão de Interações da Diretoria de Tecnologia), tutorial interno sobre recursos para desenvolvedores de aplicações web com foco em padronização, acessibilidade, usabilidade e responsividade |
2018 |
Consultoria interna para atender sistematicamente as demandas de desenvolvedores web, com base nas recomendações de acessibilidade e usabilidade do W3C (World Wide Web Consortium) |
2018 |
Criação de protocolo com especificação de requisitos de acessibilidade e usabilidade para contratação de serviços de desenvolvimento web e para aquisição de software diversos |
2018 |
Realização de avaliação periódica do nível de acessibilidade web (portal e sistemas) com foco na eliminação de barreiras para pessoas com deficiência visual e correção das falhas detectadas |
2018 |
Sistemas e páginas web desenvolvidos com interfaces acessíveis e boa usabilidade, seguindo as recomendações do W3C (World Wide Web Consortium) |
2018 |
Adaptações de acessibilidade no sistema de votação eletrônica do Plenário Ulysses Guimarães |
2018 |
Adaptações de acessibilidade no sistema utilizado pela Consultoria Legislativa para adequação ao PIC (Padrão de Interações da Diretoria de Tecnologia) |
2018 |
Disponibilização do aplicativo VLibras (tradutor automático de Libras para Língua Portuguesa) na página principal do Portal da Câmara para download e utilização imediata |
2016 |
Definição e construção de padrões de interação de sistemas com requisitos de acessibilidade na interface |
2015 |
Definição de requisitos de acessibilidade para o Sistema de Ponto Eletrônico |
2015 |
Projeto Posse dos Deputados da 55ª Legislatura: implantação do INFOLEG, cadastro de parlamentares contendo informações diversas, inclusive sobre deficiência, no Sistema de Informações Legislativas |
2015 |
Reformulação contínua da página “Acessibilidade” com orientações para melhorar a navegação web |
2014-2018 |
Disponibilização de forma contínua de recursos gratuitos de tecnologia assistiva na página “Acessibilidade” |
2011-2018 |
Disponibilização da página do Plenarinho com conteúdos acessíveis |
2011 |
Adaptação contínua das páginas web no Portal da Câmara e utilização de plataforma acessível (Plone) |
2005-2018 |
Inserção de páginas web sobre Acessibilidade da Câmara dos Deputados |
2005-2018 |
3.4 Na documentação |
|
Publicação de 22 (2021) e 34 (2020) eBooks em formato acessível ePub com texto alternativo em todas as imagens |
2020-2021 |
Publicação da LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em formatos alternativos acessíveis (como HTML, tipos ampliados, audiolivro, EPUB, PDF) no portal da Câmara na Internet |
2018 |
Publicação de 30 exemplares da LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e 20 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Braille |
2018 |
Publicação de vídeo da LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) gravado com interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e áudio |
2016 |
Publicação da LBI (Lei Brasileira de Inclusão) em braille e caracteres ampliados |
2016 |
Publicação de leis em vários formatos acessíveis (áudio, letras ampliadas, PDF, HTML, Libras, ePUB) no Portal |
2006-2016 |
Publicação de vídeo da "Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência" gravado com interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e áudio |
2012 |
Contratação de serviços de impressão em braille |
2008 |
Lançamento dos LIDA (Livros Digitais Acessíveis) da Constituição Federal e da Legislação Brasileira de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência |
2008 |
Contratação de serviços de impressão em braille |
2008 |
Contratação de serviços de gravação de CDs em áudio |
2008 |
3.5 Nos canais de comunicação institucional (TV Câmara, YouTube, e-Democracia, redes sociais e e-mails marketing) |
|
Transmissão, pela TV Câmara, de todas as 318 sessões do Plenário Ulysses Guimarães com interpretação de Libras e legendas geradas por estenotipia |
2021 |
Transmissão, no canal do YouTube, de 72 horas de eventos legislativos (reuniões, audiências públicas etc.) com interpretação de Libras |
2021 |
Exibição de todos os videos no canal da Câmara no YouTube com legendas automáticas geradas pela própria plataforma |
2021 |
Adição de 12 vídeos (programas e documentários) com audiodescrição à playlist disponível no canal da Câmara no YouTube |
2021 |
Transmissão de 23 palestras virtuais pelo canal da Escola da Câmara no YouTube (www.youtube.com/escoladacamara) com interpretação de Libras ao vivo e, posteriormente, com legendas automáticas geradas pela plataforma |
2021 |
Postagens diárias nos perfis da Edições Câmara no Instagram, no Twitter e no Facebook com texto descritivo embutido na própria imagem |
2021 |
Publicação de 375 e-mails marketing de divulgação interna com conteúdo acessível |
2021 |
Produção e publicação do vídeo "PCD: dias de convivência" no Portal do Plenarinho |
2021 |
Produção de versões em áudio de 40 postagens do Portal Plenarinho |
2021 |
Postagens diárias no perfil da Coordenação de Acessibilidade no Twitter - atividade encerrada em agosto de 2021 |
2021 |
Postagens diárias no perfil da Coordenação de Acessibilidade no Facebook |
2021 |
Postagens diárias, na página da Coordenação de Acessibilidade no Portal da Câmara em matéria relativas à acessibilidade e deficiência publicadas pela Agência Câmara Notícias |
2021 |
Transmissão, com legendas geradas por estenotipia, de todas as sessões plenárias exibidas on-line e off-line no canal da Câmara no YouTube |
2020 |
Transmissão com interpretação de Libras de todas sessões plenárias exibidas no canal da Câmara no YouTube |
2020 |
Disponibilização de playlist com 67 vídeos (programas e documentários) com audiodescrição no canal da Câmara no YouTube |
2020 |
Disponibilização de playlist com 26 vídeos (programas e documentários) com interpretação de Libras no canal da Câmara no YouTube |
2020 |
Transmissão com legendas geradas automaticamente pelo YouTube de todos vídeos exibidos off-line no canal da Câmara |
2020 |
Postagens diárias no Instagram e no Facebook sobre as publicações da Edições Câmara com texto alternativo nas próprias imagens | 2020 |
Publicação de 298 e-mails marketing para divulgação interna com conteúdo acessível | 2020 |
Transmissão anual pela TV Câmara de programação com janela de Libras: 1.560 horas (2018), 1.560 horas (2019), 1.367 horas (2020) e 1.716 (2021) |
2018-2021 |
Transmissão anual pela TV Câmara de programação com legenda oculta (closed caption): 8.760 horas (2018), 8.760 horas (2019), 8.784 horas (2020) e 8.760 (2021) |
2018-2021 |
Transmissão anual pela TV Câmara de programação com audiodescrição: 780 horas (2018), 988 horas (2019), 1.580 horas (2020) e 1.524 (2021) |
2018-2021 |
Inserção de audiodescrição em programas da TV Câmara, com aumento progressivo na grade de programação |
2016 |
Inserção de legenda oculta (closed caption) em programas da TV Câmara, com aumento progressivo na grade de programação |
2012 |
Contratação de intérpretes e inserção de janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todas as sessões plenárias exibidas pela TV Câmara e em alguns outros programas, com aumento progressivo na grade de programação |
2009 |
4. TECNOLOGIA ASSISTIVA*** |
|
Disponibilização de equipamentos a servidores com deficiência visual para viabilizar o trabalho remoto | 2020 |
Contratação de serviços de manutenção corretiva e preventiva em 22 cadeiras de rodas manuais |
2020 |
Aquisição de 07 fones de ouvido modelo headset para atendimento a pessoas com deficiência |
2019 |
Aquisição de 03 licenças do JAWS for Windows, software de leitura de tela para pessoas com deficiência visual |
2018 |
Aquisição de 05 lupas eletrônicas portáteis |
2018 |
Aquisição de 15 cadeiras de rodas manuais |
2018 |
Aquisição de 07 mesas adaptadas para cadeirantes para usuários da Biblioteca do Centro de Documentação e Informação (CEDI) e para o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). |
2017 |
Aquisição de 05 ampliadores para baixa visão para usuários do Arquivo e da Biblioteca do Centro de Documentação e Informação (CEDI) e para o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). |
2017 |
Aquisição de 01 teclado de uma mão para funcionário com deficiência física motora. |
2017 |
Aquisição de 02 linhas braille para usuários da Biblioteca e para funcionário com deficiência visual. |
2017 |
Aquisição de 01 impressora braille para o Centro de Documentação e Informação (CEDI) / Serviço de Preservação (SEPEC) |
2016 |
Atualização das 06 licenças do software JAWS for Windows |
2016 |
Aquisição de 04 licenças de software ampliador de tela para usuários do Arquivo, da Biblioteca e para funcionários com deficiência visual. |
2016 |
Aquisição de 03 scanners de voz para usuários da Biblioteca e para funcionários com deficiência visual. |
2016 |
Aquisição de 04 triciclos motorizados para usuários com dificuldade de locomoção |
2016 |
Aquisição de 02 cadeiras de rodas motorizadas para usuários com dificuldade de locomoção |
2015 |
Aquisição de 06 licenças de software de leitura de tela para usuários da Biblioteca, do Centro de Informática e para funcionários com deficiência visual |
2005-2015 |
Desenvolvimento e adaptação do sistema Pauta Eletrônica das Comissões para reconhecimento de movimentos da cabeça |
2012 |
Desenvolvimento e instalação de um sistema óptico de votação eletrônica com reconhecimento de movimentos da cabeça – Plenário Ulysses Guimarães |
2011 |
Instalação de uma urna eletrônica de votação com reconhecimento de movimentos da cabeça – Plenário Ulysses Guimarães |
2011 |
Aquisição de 06 triciclos motorizados para usuários com dificuldade de locomoção |
2007-2010 |
Aquisição de impressora braille para execução de placas de sinalização |
2007 |
Aquisição de 10 cadeiras de rodas manuais para usuários com dificuldade de locomoção |
2006 |
Instalação de telefones públicos com equipamento para pessoas com deficiência auditiva (TDD) |
2006 |
Instalação de terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil adaptados no Edifício Principal, no Anexo II e no Anexo IV |
2005 |
***Ações que envolvem a aquisição e/ou o desenvolvimento de produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. |
|
5. SENSIBILIZAÇÃO**** / CAPACITAÇÃO***** |
|
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no curso "Diversidade, minorias e inclusão", promovido pela PUCRS |
2021 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no Workshop "Veja Ouvindo com a Audiodescrição", promovido pelo Cinema Cego |
2021 |
Capacitação em acessibilidade e inclusão para deputados e servidores integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência |
2021 |
Orientação aos responsáveis pelos perfis das Comissões da Câmara dos Deputados no Facebook quanto ao uso de linguagem simples e realização de descrição de imagens publicadas |
2021 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade e da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais no Workshop "Audiodescrição: Acessibilidade nas Redes Sociais", promovido pelo TSE, Brasília-DF |
2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no "LabTalks 25 - Acessibilidade do Painel de Participação" promovido pela Câmara dos Deputados |
2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Webinário "Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho", promovido pela OAB-SP |
2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no "Seminário Inclusão da Pessoa com Deficiência no Judiciário", promovido pelo CNJ |
2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade nos painéis, debates e oficinas do evento "Encontros CCBB de Acessibilidade Digital", promovido pelo CCBB |
2021 |
Participação de servidora da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais no curso "Libras Experience - Vivências em Libras", promovido pela Duolibras |
2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no "Webinário: Avaliação Biopsicossocial da Deficiência", promovido pela Rede da Acessibilidade no canal do TCU no YouTube |
2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Colóquio "O que precisamos saber sobre inclusão social", promovido pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down |
2021 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no II Encontro "Um Novo Olhar de Arte / Educação +Acessibilidade", promovido por FUNARTE e UFRJ |
2021 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no evento "Saberes e Arte no Corpo com Deficiência", no âmbito do 4o Festival Consciência, Música e Arte, realizado com apoio da Secretaria de Estado do Turismo do DF |
2021 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no curso "Libras Instrumental", promovido pelo STJ |
2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade na "Oficina Acessibilidade na Informação e Comunicação: avanços e desafios" realizado no âmbito do XIII Workshop em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília |
2021 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no X Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade - modalidade virtual, na apresentação de trabalho "Rede Brasileira de Estudos e Acervos Adaptados (REBECA): desafios e perspectivas na colaboração do acesso à informação as pessoas com deficiência visual no Brasil", promovido pela Universidad Complutene, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade de Brasília |
2021 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no IX Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, promovido pela UFRJ |
2021 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade nos cursos "Acessibilidade Cultural e Deficiência Intelectual" e "Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural", promovidos pela UFRJ no âmbito do IX Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural |
2021 |
Capacitação de servidor da Coordenação de Acessibilidade em nível de especialização na área temática "Acessibilidade estética", SENAC-SP |
2021 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante na Semana da Diversidade e Inclusão da Microsoft Brasil, São Paulo |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Curso EaD "Acessibilidade em Museus", ENAP |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Webinário "Hiperconexão Inclusiva: Lives e Acessibilidade - Tecnologias e soluções para transmissões ao vivo na internet", Escola de Gente | 2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Webinário: "Acessibilidade Digital e Comunicacional no contexto da transformação digital", Governo do Estado de São Paulo | 2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no III Simpósio de Inteligência Artificial, International Association of Artificial Intelligence | 2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Webinário "5 Anos da LBI", Governo do Estado de São Paulo |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade na Maratona i2AI de Inteligência Artificial Portugal, International Association of Artificial Intelligence |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Curso "Acessibilidade Digital e Comunicacional", Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no Webinário "Acessibilidade é para todos: quem está inovando no setor", Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil | 2020 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no curso "O ledor na perspectiva da Audiodescrição", PalavraChave Acessibilidade |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Webinário "Explicando a Avaliação da Pessoa com Deficiência", com Izabel Maior, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante na videoconferência "Relançamento da Plataforma WikiLibras", promovida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante: "Educação inclusiva brasileira, avanços e retrocessos", Universidade de Brasília, Brasília |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante "Acessibilidade nas informações arquivísticas para pessoas com deficiência", Universidade de Brasília, Brasília |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante "Promoção da Ciência Aberta e suas interfaces de acessibilidade, um estudo exploratório da Covid-19", 11a Conferência Luso-Brasileira Ciência Aberta (virtual), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Braga, Portugal. |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Webinário "Desafios Relacionais: a pessoa com deficiência e seu ambiente de trabalho", Escola de Formação Judiciária/TJDF, Brasília |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade na Roda de Conversa "Interdisciplinaridade e vivência da família na perda auditiva infantil", Universidade de São Paulo, Bauru-SP. |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante "A interface Cultura, Educação e Ciência da Informação: acessibilidade e inclusão social na virtualização dos museus", I Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação (virtual), Salvador-BA. |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante na videoconferência "Desafios e adaptações de acessibilidade para o teletrabalho", durante a Conferência Virtual do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, promovida pelo Knesset, Parlamento de Israel |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade na Semana Acadêmica Integrada de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia - Aspectos da Acessibilidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no evento Conexões Sonoras On-Line |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante da videoconferência "A acessibilidade na Câmara dos Deputados", durante o Congresso Internacional Preservação da Memória Institucional: estratégias para o século XXI, promovido pela Câmara dos Deputados com apoio do Senado Federal, TCU, STM, MRE e IBICT | 2020 |
Spot na Rádio Câmara sobre ações do Plenarinho no mês das pessoas com deficiência | 2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no I Congresso on-line de TI, FACTHUS |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Webinário "Inclua-se. É sobre fazer parte!", Tribunal Superior do Trabalho |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade na Revisão Periódica Universal e Observatório Parlamentar de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, ONU |
2020 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no 13o Encontro Emei Vila Calafate Compartilha Saberes: "Eu, PCD!", com Isabella Savaget |
2020 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no VIII ENAC (Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural), Universidade Federal do Rio de Janeiro |
2020 |
Lançamento da página no site Plenarinho que reúne postagens relacionadas a pessoas com deficiência, como: "Criação da Lei Romeo Mion", "Primeiro estudante surdocego a se formar na UnB", "Dicas de convivência com pessoas com deficiência", "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", "Um deputado mirim pela inclusão" |
2020 |
Consultoria interna para atender sistematicamente as demandas de desenvolvedores web, com base nas recomendações de acessibilidade e usabilidade do W3C - World Wide Web Consortium |
2019 |
Capacitação em acessibilidade para colaboradores da Liderança do PSB para atendimento a deputado com deficiência visual |
2019 |
Capacitação de colaboradores das Lideranças Parlamentares e das Comissões sobre acessibilidade em eventos e atendimento a pessoas com deficiência |
2019 |
Realização da 5a turma do curso de Libras - nível básico I para servidores |
2019 |
Treinamento de recepcionistas e brigadistas sobre a utilização de novas cadeiras de rodas manuais |
2019 |
Realização da 4a turma do curso de Libras - nível intermediário I para servidores |
2019 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no II Congresso de Gestão Estratégica da Informação: Empreendedorismo e Inovação apresentando o tema Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação - articulação à realidade da inclusão, em Porto Alegre, RS. |
2019 |
Realização de palestra aos desenvolvedores de empresa contratada pela Câmara para desenvolvimento de software |
2019 |
Realização da 4a turma do curso de Libras - nível intermediário II para servidores |
2019 |
Participação de servidoras da Coordenação de Acessibilidade no I Seminário de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva, promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência |
2019 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no I Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão - ENAI, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça |
2019 |
Participação de 02 servidores da Coordenação de Acessibilidade como palestrantes no I Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão - ENAI, com o painel Acessibilidade Tecnológica - acessibilidade web na Câmara dos Deputados, promovido pelo STJ |
2019 |
Realização da 2a turma do curso de Libras - nível avançado para servidores |
2019 |
Participação da servidora da Coordenação de Acessibilidade no Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Física |
2019 |
Realização de capacitação em acessibilidade e atendimento a pessoa com deficiência para recepcionistas das portarias e da Visitação Institucional da Câmara |
2019 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no IX Fórum de Discussão em Biblioteconomia, apresentando o tema A responsabilidade social do profissional da informação no ambiente político, em Recife, PE |
2019 |
Realização de curso de audiodescrição para servidores |
2019 |
Participação de servidoras da Coordenação de Acessibilidade no Seminário sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Pessoas com Deficiência, quebrando barreiras - realizado na Câmara dos Deputados |
2019 |
Capacitação de servidores em Libras – nível básico (02 turmas) |
2018 |
Capacitação de servidores em Libras – nível intermediário (02 turmas) |
2018 |
Capacitação de servidores em Libras – nível avançado (01 turma) |
2018 |
Capacitação de servidores em audiodescrição de imagens estáticas e dinâmicas (01 turma) |
2018 |
Participação de 350 vigilantes em oficina sobre acessibilidade e deficiência |
2018 |
Capacitação de servidores da Liderança do PSB sobre deficiência e acessibilidade |
2018 |
Capacitação de servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados sobre deficiência e acessibilidade |
2017-2018 |
Palestra sobre deficiência e acessibilidade ministrada no âmbito do Programa de Ambientação de Novos Servidores da Câmara dos Deputados |
2018 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Curso Avaliação Biopsicossocial da Deficiência, promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em Brasília, DF |
2018 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Seminário Internacional sobre Avaliação da Deficiência, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, DF |
2018 |
Capacitação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no Workshop “Accessible Infrastructures for the Mobility & Education of Blind People”, promovido pelo Conselho Britânico, em Florianópolis, SC |
2018 |
Capacitação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no seminário “Abraçando a Saúde do Servidor”, promovido pela Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal, em Brasília, DF |
2018 |
Capacitação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no XII Workshop Internacional em Ciência da Informação, com apresentação de palestra sobre "Acessibilidade nos Portais do Poder Legislativo"; |
2018 |
Capacitação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no curso eMAG Conteudista, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, DF |
2018 |
Capacitação de servidoras da Coordenação de Acessibilidade no curso “Utilização das Tecnologias Assistivas no Acesso aos Recursos Informacionais”, promovido pela Unicamp |
2018 |
Capacitação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no curso “Pessoas em Processos”, promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados |
2018 |
Capacitação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no curso “Pessoas em Planejamento”, promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante na Reunião do Núcleo de Governança em Acessibilidade da Advocacia-Geral da União (AGU): "Acessibilidade e Inclusão na Câmara dos Deputados", em Brasília, DF |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no “I Seminário Nacional de Sustentabilidade no Legislativo: Painel sobre Acessibilidade na Administração Pública", realizado no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, DF |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB), apresentando o tema "Ciência da Informação e interações teórico-sistêmicas com a Acessibilidade", em Londrina, PR |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no VIII Congresso Nacional de Arquivologia, apresentando os temas "Políticas de Acesso e de Acessibilidade nas Instituições Arquivísticas", "Tecnologias Assistivas para Instituições Arquivísticas" e "Roda de Conversa sobre Acessibilidade e Acesso sob a ótica da Ciência da Informação", em João Pessoa, PB |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante na 9ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto, apresentando os temas "Análise relacional entre princípios FAIR de gestão de dados de pesquisa e normativas internacionais de acessibilidade às pessoas com deficiência" e "Workshop Práticas de Curadoria de Dados de Pesquisa em Instituições Científicas", em Lisboa, Portugal |
2018 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no evento “Acessibilidade e comunicação nos 30 anos da Constituição”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília, DF |
2018 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no evento “Brasil-Israel: Primeiro Encontro de Servidores dos Parlamentos”, com apresentação de palestra sobre "Acessibilidade na Câmara dos Deputados", em Brasília, DF |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no Encontro Pedagógico da APAE-DF, apresentando o tema "Experiências bem-sucedidas com pessoas com deficiência intelectual e múltipla: a visão das organizações que qualificam e contratam", em Brasília, DF |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como integrante da Delegação Oficial Brasileira na 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, EUA |
2018 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, apresentando os temas "A curadoria de dados de pesquisa: da criação à reutilização considerando aspectos de acessibilidade às pessoas com deficiência" e "Workshop: Acessibilidade e Acesso sob a ótica da Ciência da Informação", promovido pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, RJ |
2018 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade na Roda de Conversa “Precisamos falar sobre Deficiência na Gestão de Pessoas”, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, DF |
2018 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade na Roda de Conversa “Inclusão Profissional de Pessoas com Síndrome de Down”, promovida pelo Superior Tribunal de Justiça |
2018 |
Palestra do Diretor-Geral sobre “Acessibilidade na Câmara dos Deputados” em encontro da ASGP (Associação dos Secretários-Gerais de Parlamentos) no Parlamento de Israel – Knesset, Tel-Aviv, Israel |
2018 |
Palestra do Diretor-Geral sobre “Acessibilidade na Câmara dos Deputados” em encontro com os diretores-gerais de Assembleias Legislativas, Porto Alegre, RS |
2018 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no evento Mesa-redonda “Lei Brasileira de Inclusão: 3 anos", promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados |
2018 |
Lançamento, pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados, da plataforma educativa FLUX – Inclusão, Educação e Trabalho, ferramenta de Ensino a Distância que oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual (libras, legenda e audiodescrição) |
2018 |
Lançamento da revistinha “Xô, intolerância”, do portal infanto-juvenil Plenarinho, que aborda o respeito às diferenças |
2018 |
Reuniões periódicas de órgãos parceiros da Rede de Acessibilidade (Acordo de Cooperação Técnica entre Câmara dos Deputados, Senado Federal, STF, TCU, STJ, TST, TSE e TJDFT) para construção de ações conjuntas |
2018 |
Campanha de sensibilização de funcionários por meio de distribuição de material de divulgação sobre deficiência e recursos de acessibilidade disponíveis na Câmara dos Deputados |
2018 |
Realização de 01 palestra e 03 oficinas para aplicabilidade do tutorial PIC (Padrão de Interações da Diretoria de Tecnologia) junto aos desenvolvedores web da Casa |
2018 |
Capacitação de servidores do Centro de Informática no The Developers Conference - Acessibilidade Digital |
2017 |
Participação como palestrante de servidora da Coordenação de Acessibilidade no XVI Congresso Nacional das APAEs, na Mesa Redonda VI "Conquistando a inclusão social por meio do trabalho, emprego e renda: experiências de sucesso" |
2017 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no XVIII Encontro Nacional de pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, "Mediação informacional para acessibilidade: perspectivas para o setor público" e "O acesso aos arquivos sigilosos no Brasil: do acesso restrito à instância recursal, em Marília - SP" |
2017 |
Capacitação de Diretores da Casa em Acessibilidade |
2017 |
Capacitação de brigadistas em Cursos de Libras - Língua Brasileira de Sinais - nível básico |
|
Sensibilização de novos servidores do DEPOL dentro do Programa de Ambientação da CD |
2017 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Teatro Acessível |
2017 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão: Expressão da Cidadania |
2017 |
Participação de servidor da Coordenação de Acessibilidade no Seminário "Gestão da Inclusão de Pessoas com Deficiência" na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP |
2017 |
Curso de capacitação em audiodescrição a servidores da Câmara |
2017 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no Seminário Sustentabilidade na Administração Pública e IV Seminário de Planejamento Sustentável do Poder Judiciário |
2017 |
Capacitação de servidor do Departamento Técnico na 15ª edição da Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade |
2017 |
Apresentação da Coordenação de Acessibilidade e sensibilização da equipe da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) |
2017 |
Apresentação da Coordenação de Acessibilidade e sensibilização dos servidores da CONLE |
2017 |
Capacitação de servidores em Curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais - níveis básico e intermediário (4 turmas). |
2017 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no 3º Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição |
2017 |
Capacitação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no curso Libras - Língua Brasileira de Sinais -, nível intermediário promovido pelo TCU |
2017 |
Apresentação da Coordenação de Acessibilidade na ambientação de novos servidores - janeiro 2017 |
2017 |
Apresentação e publicação de trabalho de servidor da Coordenação de Acessibilidade nas Jornadas de Pesquisa e Extensão do CEFOR |
2016-2017 |
Curso de capacitação em audiodescrição – roteiro e narração de material audiovisual, imagens estáticas e material publicitário a servidores da Câmara |
2016 |
Curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais – nível básico. |
2016 |
Curso Básico de Sensibilização e Capacitação em Acessibilidade ministrado pelo Programa de Acessibilidade a funcionários dos restaurantes e lanchonetes – fase 2 |
2016 |
Apresentação do Programa de Acessibilidade na ambientação de novos servidores - dezembro 2016 |
2016 |
Curso de sensibilização e capacitação para uso e operação do sistema de aro magnético de balcão ministrado pelo Programa de Acessibilidade a recepcionistas. vigilantes e agentes de polícia |
2016 |
Curso de capacitação para uso e operação de triciclos e cadeiras de rodas motorizadas ministrado pelo Programa de Acessibilidade a Recepcionistas e Brigadistas |
2016 |
Participação em palestra "Acessibilidade na Comunicação" na Presidência da República |
|
Capacitação de servidores no curso “Acessibilidade: Pensando a inclusão em nosso contexto de trabalho”, promovido pelo TCU |
2016 |
Participação no lançamento oficial do Projeto VLibras no Ministério do Planejamento e nas oficinas de capacitação para uso do conjunto de ferramentas do VLibras na ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) |
2016 |
Capacitação de servidores no Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) - Nível Básico, promovido pelo TCU |
2016 |
Apresentação do Programa de Acessibilidade na ambientação de novos servidores - outubro 2016 |
2016 |
Dia da Acessibilidade 2015 / Prêmio Brasil + Inclusão: exposição “Pintou a Síndrome do Respeito” do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; apresentação musical da Banda Down Rítmica da Sociedade Educacional Juliano Varella |
2015 |
Curso de capacitação sobre o sistema de aro magnético ministrado pelo Programa de Acessibilidade a recepcionistas e vigilantes |
2015 |
Curso de capacitação em audiodescrição de eventos a servidores da Câmara |
2015 |
Curso Básico de Sensibilização e Capacitação em Acessibilidade ministrado pelo Programa de Acessibilidade a funcionários dos restaurantes e lanchonetes – fase 1 |
2015 |
Curso Básico de Sensibilização e Capacitação em Acessibilidade ministrado pelo Programa de Acessibilidade a funcionários da Biblioteca da Câmara dos Deputados |
2015 |
Apresentação do Programa de Acessibilidade na ambientação de novos servidores |
2015 |
Curso Básico de Sensibilização e Capacitação em Acessibilidade ministrado pelo Programa de Acessibilidade a funcionários da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CPD |
2015 |
Curso de capacitação para uso e operação de cadeiras de rodas motorizadas ministrado pelo Programa de Acessibilidade a Recepcionistas e Brigadistas |
2015 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2014: apresentações musicais de Daniela Ribeiro e Edinaldo Miranda; apresentação de poesia por Charles Jatobá; apresentação artística da Convenção da ONU em literatura de cordel pelos repentistas Chico de Assis e João Santana; exposição “Acessibilidade: um plenário para todos” do Departamento Técnico da Câmara dos Deputados |
2014 |
Curso Básico de Sensibilização e Capacitação em Acessibilidade para provedores de conteúdo do Portal da Câmara dos Deputados |
2014 |
Apresentações do Programa de Acessibilidade nas ambientações de novos servidores |
2014 |
Ambientação e Capacitação em Acessibilidade para Brigadistas e Vigilantes da Câmara dos Deputados – Curso ministrado pelo Programa de Acessibilidade |
2014 |
Curso de capacitação de engenheiros e técnicos da área de áudio/eletrônica e arquitetos em aro magnético, ministrado pelos Professores Ivom Rodrigues Pereira Junior e Roberto Machado, do Centro Paula Souza |
2014 |
Realização da Semana da Acessibilidade 2013: exposição “Carinhos D’Alma: Rumo ao Essencial” de Patrícia Krug |
2013 |
Apresentações do Programa de Acessibilidade nas ambientações de novos servidores |
2013 |
Curso de sensibilização e capacitação em acessibilidade e deficiência ministrado pelo Programa de Acessibilidade a motoristas |
2013 |
Palestra de sensibilização e capacitação em acessibilidade e deficiência ministrada pelo Programa de Acessibilidade a servidores do Pró-Saúde |
2013 |
Palestra de sensibilização e capacitação em acessibilidade e deficiência ministrado pelo Programa de Acessibilidade a servidores das Lideranças e Comissões |
2013 |
Realização, em parceria com o Senado Federal, do “Seminário Nacional de Avaliação dos 5 Anos de Vigência no Brasil da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, no Interlegis |
2013 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2012: Exposição fotográfica “Cinema Surdo – Uma homenagem a Chaplin” do Projeto Surdo Foto; apresentação artística de alunos do CEEDV (Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais) |
2012 |
Apresentações do Programa de Acessibilidade nas ambientações de novos servidores |
2012 |
Curso de capacitação em acessibilidade e deficiência ministrado pelo Programa de Acessibilidade a recepcionistas |
2012 |
Curso de capacitação em acessibilidade e deficiência ministrado pelo Programa de Acessibilidade a monitores da visitação institucional |
2012 |
Participação de servidores na REATECH 2012 - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada em São Paulo-SP |
2012 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2011: exposições fotográficas “Extensão do Olhar” do servidor Edson Batista Junior, e “A acessibilidade que você vê, feita por gente que você não vê” do Departamento Técnico da Câmara dos Deputados; apresentações musicais da Banda e Coral Acorde do Centro de Ensino Especial 1 de Taguatinga, e do servidor Edson Batista Junior |
2011 |
Apresentações do Programa de Acessibilidade nas ambientações de novos servidores |
2011 |
Curso de capacitação em provimento de conteúdos acessíveis no Portal ministrada pelo Cenin |
2011 |
Participação de servidores na REATECH 2011 – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, em SP |
2011 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2010: exposições “Cores da Vida” de Jeferson Ramos da Cruz, e “Percepções do Visível” de alunos do Senac-SP; apresentação musical de Ariosto Lopes |
2010 |
Curso de capacitação de servidores no sistema MEC-Daisy, programa do Ministério da Educação para a criação de livros digitais acessíveis, ministrado pela Prof. Daniela D'Ávila |
2010 |
Apresentação do Programa de Acessibilidade na ambientação de novos servidores |
2010 |
Participação de servidor na REATECH 2010 - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada em São Paulo-SP |
2010 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2009: exposição ilustrativa dos livros “Carol Caracol” e “O menino que nasceu para amar” do designer Paulo Bertoni; exposições “Formas e Cores” do arquiteto Assis Aragão, e “Relevos Poéticos – Oficina Arte e Educação” da ABDV; apresentação musical do grupo de músicos do Departamento de Necessidades Especiais da Escola de Música de Brasília; apresentação artística do Grupo Persona |
2009 |
Palestra "Acessibilidade em portais da Internet", ministrada por Lara Schibelsky Godoy Piccolo, pesquisadora da Diretoria de Tecnologias de Serviços do CPQD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, a provedores de conteúdos do Portal da Câmara |
2009 |
Palestra de sensibilização e capacitação em acessibilidade e deficiência ministrada pelo Programa de Acessibilidade a servidores da Rádio Câmara |
2009 |
Participação de servidores na REATECH 2009 - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada em São Paulo-SP |
2009 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2008: exposições “Olhos da Alma” de Cristina Portella, e “Retratando com Alma” do Fotoclube f/508 |
2008 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2007: exposições “Arte Marajoara” de Francisco Santos de Almeida, e “Deficiência e Esporte” de Bruno Bernardes |
2007 |
Realização da Semana da Acessibilidade 2006: mesa redonda sobre “A inclusão social na família, na escola e no trabalho”; exposição tátil de Cristina Portella; apresentações artísticas com o pintor Clenio Ventura, o músico Rodrigo Han e os Grupos Capoeira, Persona, Maracatu da APAE e Perfume de Mulher |
2006 |
Participação de recepcionistas da Câmara no Curso de Interpretação de Libras promovido pelo Senado Federal |
2006 |
Lançamento, no site infantil Plenarinho, de um personagem com deficiência chamado Vital, com bate-papo mediado pelo Dep. Leonardo Mattos |
2006 |
Cursos de sensibilização e capacitação ministrado pelo Programa de Acessibilidade a policiais e recepcionistas |
2006-2008 |
Realização do Dia da Acessibilidade 2005: apresentação musical de Gabrielzinho do Irajá |
2005 |
Cursos de sensibilização e capacitação ministrado pelo Programa de Acessibilidade a recepcionistas |
2005 |
Inclusão de filmes sobre o tema "deficiência" na programação da Sexta Cultural |
2004-2005 |
Cursos de sensibilização e capacitação ministrado pelo Programa de Acessibilidade a agentes de portaria e agentes de polícia |
2004-2005 |
Realização da Semana da Acessibilidade 2004: palestras de sensibilização com Hermano Vianna (pai do cantor Herbert Vianna) e Clodoaldo Silva (medalhista das Paraolimpíadas 2004); sessão solene em homenagem aos atletas paraolímpicos; shows com o violonista Marcílio Homem, Grupo Surdodum, Coral Todas as Vozes e Companhia de Dança Rodas em Movimento |
2004 |
Curso de sensibilização e capacitação ministrado pela arquiteta Silvana Cambiaghi a arquitetos e engenheiros |
2004 |
Palestra de sensibilização a agentes do Depol ministrada pela Prof. Patricia Neves Raposo (UnB) no ciclo de palestras do Policial Cidadão |
2004 |
Palestra motivacional "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez", ministrada a servidores pelo Prof. Steven Dubner, especialista em esportes para pessoas com deficiência |
2004 |
Palestra de sensibilização ministrada pelo Programa de Acessibilidade a arquitetos e engenheiros |
2004 |
Palestra de sensibilização ministrada por Eduardo Biavati (Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor) sobre segurança no trânsito e deficiência |
2004 |
****As ações de sensibilização visam chamar atenção de funcionários, parlamentares e visitantes para a temática da inclusão social e promover as mudanças de atitudes e o engajamento individual e coletivo necessários à construção de uma nova cultura. *****As ações de capacitação envolvem a disponibilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes nos funcionários da Casa, de modo a otimizar o atendimento a pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. |
|
|
|
6. INTERAÇÃO EXTERNA****** |
|
Orientações a servidores do Governo do Distrito Federal, Prefeitura Municipal de Curitiba, cidadãos do Street Cadeirante e da Associação Nacional de Surdos Oralizados (ANASO) sobre recursos tecnológicos gratuitos de acessibilidade para a promoção da comunicação e informação | 2021 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade em Consulta Pública do Arquivo Nacional, onde apresentou proposta de inclusão de requisitos de acessibilidade no Modelo de Requisitos para Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - eArq Brasil | 2021 |
Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade em reunião com equipes de TI da House of Commons do Canadá, do Ministério da Economia e da Universidade Federal da Paraiba sobre a ferramenta de tradução automática VLibras |
2021 |
Palestra "Políticas Públicas e Acessibilidade para Arquivos e Biblotecas", proferida por servidora da Coordenação de Acessibilidade no XII Encuentro Latinoamericano de Bibliotecarios, Archivistas y Museólogos - modalidade virtual, promovido pelo Comitê Organizador do XII EBAM, João Pessoa-PB |
2021 |
Participação de servidoras da Coordenação de Acessibilidade em duas Oficinas de Cocriação sobre o tema "Acessibilidade para Participação no Legislativo", promovidas pela Controladoria-Geral da União (CGU) para o 5º Plano de Ação Nacional, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (OGP), em Brasília-DF | 2021 |
Aula on-line de servidoras da Consultoria Legislativa e da Coordenação de Acessibilidade sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Acessibilidade na Câmara, respectivamente, para turmas do Ensino Médio da Escola Miguel Mahuly Comendador, São Paulo-SP. | 2021 |
Reuniões virtuais periódicas de servidora da Coordenação de Acessibilidade sobre ações de inclusão de e-Acessibilidade em sistemas de gestão de documentos digitais com membros do Grupo da Linha de Pesquisa 2: Preservação e Acessibilidade da Rede Dríade (Rede Cariniana de Preservação Digital), coordenado pelo IBICT | 2021 |
Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade em orientações de pesquisas acadêmicas brasileiras em andamento: "Acessibilidade Web Móvel para Usuários Cegos: checlist para websites do comércio eletrônico", dissertação de mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba; "A pessoa com deficiência e sua representação nas produções audiovisuais: 2011-2019", trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria; "O adulto com deficiência intelectual em seu desenvolvimento para a autonomia", dissertação de mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília | 2021 |
Reuniões virtuais periódicas de servidora da Coordenação de Acessibilidade com membros do Grupo de Pesquisa TechNao - Desenvolvimento de Aplicação de Robótica de Assistência para Educação de Estudantes com Deficiência, coordenado pelo Instituto Federal de Pernambuco, na busca de soluções acessíveis para geração de legendas em tempo real | 2021 |
Palestras sobre acessibilidade e inclusão de forma remota para alunos do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e dos Cursos de Arquivologia da Universidade de Brasília, da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal do Pará. | 2021 |
Palestra "Acessibilidade na Legislação Arquivística", proferida por servidora da Coordenação de Acessibilidade de forma remota no projeto de extensão "Práticas Arquivísticas e formação profissional: dos estágios ao mercado de trabalho", coordenado pela Universidade Estadual da Paraíba. | 2021 |
Participação na Comissão Julgadora do 1º Hackaton de Acessibilidade e Inclusão da Microsoft | 2020 |
Participação em Consulta Pública do Arquivo Nacional sobre a Política de Gestão de Documentos de Arquivo | 2020 |
Apresentação do manual "Como construir um ambiente acessível nas organizações públicas", realizada em parceria com as instituições que compõem a Rede de Acessibilidade, em videoconferência do evento Reconecta, promovido pelo Ministério Público do Trabalho | 2020 |
Reuniões periódicas com órgãos parceiros da Rede de Acessibilidade (Acordo de Cooperação Técnica entre Câmara dos Deputados, Senado Federal, STF, TCU, STJ, TST, TSE e TJDFT) para construção de ações conjuntas |
2018-2021 |
Publicação do Manual como construir um ambiente acessível nas organizações públicas, em parceria com as instituições que compõem a Rede de Acessibilidade |
2019 |
Realização, em parceria como TCU, de capacitação em acessibilidade e atendimento a pessoas com deficiência para recepcionistas e brigadistas do STJ |
2019 |
Palestra proferida pela equipe da Coordenação de Acessibilidade no Encontro Pedagógico da APAE-DF |
2018 |
Palestra proferida pela equipe da Coordenação de Acessibilidade no 26º Congresso Nacional das APAES |
2017 |
Palestra proferida pela equipe da Coordenação de Acessibilidade Semana de Inclusão de Pessoas com Deficiência - ENAP |
2017 |
Assinatura de acordo de cooperação técnica em acessibilidade entre TCU, STF, STJ, TST, TJDFT, Câmara dos Deputados e Senado Federal |
2017 |
Palestra proferida pela equipe da Coordenação de Acessibilidade aos alunos do Ensino Médio selecionados pelo Projeto Caminhos de Inclusão junto com servidores do Ministério da Educação (MEC) |
2017 |
Palestra proferida pela equipe do Programa de Acessibilidade aos alunos e aos servidores da UNIRIO, Rio de Janeiro-RJ |
2016 |
Oficina de Arquivo: Acesso e Acessibilidade realizada pela equipe do Programa de Acessibilidade aos congressistas do Congresso Nacional de Arquivologia, na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE |
2016 |
Visita de servidores à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para conhecer o projeto de inserção profissional de pessoas com Síndrome de Down |
2016 |
Parceria com a Universidade Federal de Pernambuco por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão do CEFOR/Câmara dos Deputados do projeto Acessibilidade: Informação e Educação para Democracia (em andamento) |
2016-2018 |
Celebração de Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Planejamento e a Universidade Federal da Paraíba para ampliação do Projeto Suite VLibras (sistema de tradução automática de conteúdos web da língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais por meio de intérprete virtual) |
2015 |
Reuniões com órgãos da Administração Pública (TCU, Senado Federal, STJ, TJDFT, CJF, TSE) – Acordo de Cooperação Técnica em Acessibilidade assinado em 2017 |
2015-2018 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do TCU |
2014 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores da Secretaria-Geral da Presidência da República |
2013 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do Projeto Inclusão do STJ |
2012 |
Reuniões de consultoria para servidores do Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal |
2012 |
Reuniões de consultoria e curso de capacitação em acessibilidade para servidores do TCU |
2012 |
Reuniões de consultoria e curso de capacitação em acessibilidade para servidores da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do TST |
2012 |
Reunião de consultoria e curso de capacitação em acessibilidade para servidores do TSE |
2011 |
Adesão da Câmara dos Deputados à Campanha “Acessibilidade – Siga Essa Ideia” do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência |
2011 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT |
2011 |
Palestra sobre acessibilidade para servidores do TSE |
2010 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do STM |
2009 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do STF |
2009 |
Reunião de consultoria em acessibilidade digital ao SEBRAE-DF |
2009 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do TJDFT |
2007 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do STJ |
2007 |
Participação do arquiteto Fabiano Sobreira na INCLUDE 2007 - Conferência Internacional sobre Desenho Inclusivo, realizada no Royal College of Art de Londres, Reino Unido, para publicação e exposição de artigo acadêmico |
2007 |
Publicação do artigo "Designing an Inclusive Parliament: Respecting People and Architectural Heritage" nos anais do INCLUDE 2005 - Conferência Internacional de Acessibilidade, realizada em 2005, no Royal College of Art, Reino Unido |
2005 |
Palestra sobre acessibilidade para servidores do STJ |
2005 |
Reunião de consultoria em acessibilidade para servidores do STJ |
2005 |
******Ações que envolvem parcerias e compartilhamento de informações e experiências com outras instituições públicas e privadas, visitas técnicas e a interação com a sociedade por meio dos canais de comunicação disponíveis (atendimento presencial ou telefônico, e-mail, Fale Conosco, 0-800, Ouvidoria, entre outros). |
|
|
|
7. INCLUSÃO SOCIAL******* |
|
Realização de 7 planos de atendimento em acessibilidade para otimizar o desempenho das atribuições profissionais de parlamentares e colaboradores com deficiência (3 para colaboradores cegos, 1 para colaborador de baixa visão, 1 para deputado com dificuldade de locomoção temporária, 2 para colaboradores surdos usuários de aparelhos auditivos. |
2021 |
Realização de 3 planos de atendimento em acessibilidade para colaboradores com deficiência visual em teletrabalho |
2020 |
Realização de 43 planos de atendimento em acessibilidade para deputados e colaboradores com deficiência ou com mobilidade reduzida |
2019 |
Contratação de 5 terceirizados com deficiência intelectual da APAE-DF (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal) para prestar serviços de apoio administrativo na Primeira-Secretaria e na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados |
2017 |
Realização de concursos públicos e provimento de cargos em atendimento ao percentual estabelecido em lei |
1990-2016 |
Contratação de 8 terceirizados com deficiência intelectual da APAE-DF (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal) para prestar de serviços de higienização e pequenos reparos em livros e documentos da Biblioteca da Câmara dos Deputados |
2008 |
Inclusão de artistas com deficiência na programação cultural do Câmara das Artes, uma parceria do Espaço Cultural com o SESC-DF |
2004-2006 |
Disponibilização temporária de espaço físico próximo ao Restaurante do Anexo III para o Projeto Toque das Mãos (sessões de massagem terapêutica realizada por pessoas com deficiência visual) |
2005 |
Implantação do Projeto "Lendo com outros olhos" (leitura e gravação de livros por servidores da Rádio Câmara) |
2005 |
*******As ações de inclusão social envolvem o atendimento às exigências da Lei de Cotas e do RJU, a adoção de iniciativas para promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, entre outras. |