Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES

O objetivo da Reunião é debater sobre Economia do Conhecimento e Sociedade Inovadora - Novos arranjos produtivos e novas competências. Esta reunião será dedicada à apresentação de casos de sucesso ou de insucesso de programas e políticas educacionais relacionadas a inovação, tecnologia e ensino de novas competências e de habilidades socioemocionais a alunos, professores e cidadãos em geral, de pesquisas e diagnósticos sobre os nós, rumos e ações necessárias para a superação do atraso e para a transformação educacional que atenda às necessidades do novo paradigma de sociedade que está se formando, ou sugestões e críticas às políticas em andamento na área de educação, capacitação tecnológica e profissional. O fio condutor no conteúdo das apresentações será a preocupação com as mudanças educacionais necessárias para a nova sociedade, economia e mercado de trabalho em transformação.
10/02/2020 17h30

CEDES recebe especialistas para compartilhar experiências inovadoras sobre o tema “Cidades Inteligentes - Economia do Conhecimento e Sociedade Inovadora - Novos arranjos produtivos e novas competências"

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realizará nesta nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a primeira de uma série de reuniões sobre Economia do Conhecimento e Sociedade Inovadora Estas reuniões fazem parte do estudo “Cidades Inteligentes” sendo que a primeira terá como foco Novos arranjos produtivos e novas competências

Sob a presidência do deputado Francisco JR (PSB/GO), juntamente com os deputados Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PODE/MA), todos relatores do trabalho, o encontro contará com apresentações de 4 especialistas que compartilharam pesquisas e experiências de boas práticas que possam ser adotadas e multiplicadas para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos brasileiros e, consequentemente, tornar as cidades humanas, inteligentes e sustentáveis.

  • - Marco Aurélio Lobo Júnior, Coordenador do Observatório de Cidades Sustentáveis do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE/MCTIC
  • - Gianna Sagazio, Diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria - CNI
  • - Sérgio Antônio Garcia Alves - Coordenador-Geral de Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - MCTIC
  • - Leonardo Freitas, Coordenador de Empreendedorismo da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - MCTIC

Esta reunião será dedicada à apresentação de casos de sucesso ou de insucesso de programas e políticas educacionais relacionadas a inovação, tecnologia e ensino de novas competências e de habilidades socioemocionais a alunos, professores e cidadãos em geral, de pesquisas e diagnósticos sobre os nós, rumos e ações necessárias para a superação do atraso e para a transformação educacional que atenda às necessidades do novo paradigma de sociedade que está se formando, ou sugestões e críticas às políticas em andamento na área de educação, capacitação tecnológica e profissional. O fio condutor no conteúdo das apresentações será a preocupação com as mudanças educacionais necessárias para a nova sociedade, economia e mercado de trabalho em transformação.

O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas. Espera-se conhecer projetos com aplicações práticas de soluções tecnológicas disponíveis na integração dos serviços públicos visando à solução de problemas e o desenvolvimento urbano nas cidades. O propósito da reunião é saber como essas soluções influenciaram as experiências práticas realizadas em municípios para subsidiar o estudo sobre Cidades Inteligentes que está sendo desenvolvido na Câmara dos Deputados.

Trata-se de um dos densos temas conduzidos pelo CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo pretende ser uma referência para a administração municipal que dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam. Com a realização deste estudo espera-se contribuir para a potencialização desse debate na agenda legislativa além de romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.