REUNIÃO DO CEDES ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL COM REPRESENTANTES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, DE MONITORAMENTO E DE CONTROLE

O grupo de estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde no Brasil” se reunirá na quinta-feira, 26/9, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes do sistema de informação, de monitoramento de controle. Nesta reunião, foram convidados cinco especialistas de sistemas de informação, de monitoramento e de controle: O Secretário da Secretaria de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto de Melo Ferraz; o Coordenador de Auditoria da Área de Saúde do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Rodrigo Eloy Arantes; o Coordenador-Geral de Monitoramento das Recomendações de Auditoria do DENASUS, Jacson Venâncio de Barros; a técnica do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS, Raquel de Nazaré Nunes e Souza; e o Coordenador-Geral de Monitoramento das Recomendações de Auditoria do DENASUS, José Antônio Bonfim Mangueira.
23/09/2019 17h00

REUNIÃO DO CEDES ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL COM REPRESENTANTES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, DE MONITORAMENTO E DE CONTROLE

O grupo de estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde no Brasil” se reunirá na quinta-feira, 26/9, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes  do sistema de informação, de monitoramento e de controle.

O encontro, sob o comando do relator do estudo, deputado federal Dr. Luiz Ovando (PSL/MS), está marcado para 9h na Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal.

A última reunião, ocorrida no dia 5/9, contou com a presença de especialistas da Fiocruz-DF, IPEA, FIPE e FEA-USP.

Nesta próxima reunião, foram convidados cinco especialistas de sistemas de informação, de monitoramento e de controle:  O Secretário da Secretaria de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto de Melo Ferraz; o Coordenador de Auditoria da Área de Saúde do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Rodrigo Eloy Arantes; o Coordenador-Geral de Monitoramento das Recomendações de Auditoria do DENASUS, Jacson Venâncio de Barros; a técnica do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS, Raquel de Nazaré Nunes e Souza; e o Coordenador-Geral de Monitoramento das Recomendações de Auditoria do DENASUS, José Antônio Bonfim Mangueira.

O documento “A relevância do diagnóstico clínico para uma ação eficaz na atenção básica de saúde”, do Relator do estudo Deputado Dr. Luiz Ovando (PSL/MS), valoriza a figura do médico e a necessidade de “resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico”, particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo, e pronta terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde. Contudo, tal atuação está ameaçada por barreiras a uma adequada relação médico/paciente. Muitos usuários do SUS não têm a oportunidade de serem atendidos continuadamente pelo mesmo profissional, além disso, há deficiências em programas de controle, por exemplo, de diabetes e hipertensão; de modo que a saúde está “urgencializada”. Enfim, há necessidade de resgate de um atendimento ambulatorial resolutivo.

Desse modo, o problema a ser estudado pelo CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados -  relaciona-se a uma percebida baixa efetividade do modelo de atenção primária do SUS. Deseja-se, portanto, como objetivo geral, investigar qual a efetividade do modelo de atenção primária do SUS, comparando-o com outros sistemas universais de saúde, além de indicar meios para a ampliação de sua efetividade.

Assim, pretende-se ao longo do estudo descrever o modelo de saúde do Brasil, compará-lo com outros sistemas universais, mapear os gargalos para melhorar o desempenho do modelo brasileiro e propor alterações na esfera legislativa, executiva e instituições pertinentes.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Reunião do Cedes SAÚDE

Dia: 26/09/2019 (quinta-feira)

Hora: 9h

Local: Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal, Térreo, Sala 2

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

instagram@CEDESCAMARA

www.camara.leg.br/cedes

Contato imprensa:  Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)

 e Cristiane Campos de Freitas (61-99805-7898)

                              

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627