CEDES REALIZA SEMINÁRIO CIDADES INTELIGENTES, HUMANAS E SUSTENTÁVEIS

Na terça-feira, 8 de outubro, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizaram o SEMINÁRIO “CIDADES INTELIGENTES, HUMANAS E SUSTENTÁVEIS”. O evento aconteceu no Auditório NEREU RAMOS, Anexo 2, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das 9h00 às 18h, e contou com a participação de parlamentares, autoridades do executivo e legislativo, pesquisadores e especialistas no tema.
04/10/2019 18h15

Na terça-feira, 8 de outubro, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizaram o SEMINÁRIO “CIDADES INTELIGENTES, HUMANAS E SUSTENTÁVEIS”. O evento aconteceu no Auditório NEREU RAMOS, Anexo 2, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das 9h00 às 18h, e contou com a participação de parlamentares, autoridades do executivo e legislativo, pesquisadores e especialistas no tema.

O seminário é motivado pela relevância do tema, que traz diversos novos conceitos e instrumentos capazes de gerar inovação e melhorias para cidades e cidadãos brasileiros. Seus objetivos envolvem a coleta de informações com a maior variedade possível de atores e especialistas, a fim de aprofundar o conhecimento do tema no Brasil, identificar as problemáticas existentes e elaborar propostas de soluções.

Assim, o seminário foi estruturado em 4 painéis:

Painel 1 – Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas – tem como foco o uso de tecnologia em cidades inteligentes

Painel 2 – Sociedade inovadora e altamente qualificada- trata da educação e capacitação dos munícipes, da formação para as mudanças de paradigma que estamos vivendo, tanto do ponto de vista da formação dos alunos quanto da formação dos professores. Nesse eixo abordaremos as necessidades e desafios de se educar nossa sociedade para as mudanças econômicas, sociais e na organização do trabalho

Painel 3 – Governança mediada por tecnologia e participação cidadã – apresenta os potenciais benefícios e riscos que a governança digital possui na construção de cidades inteligentes. Algumas questões de grande interesse são: Como a governança digital tende a modificar as formas de funcionamento e estrutura dos governos e transformar a forma de relacionamento entre governos e sociedade; Como a governança digital pode contribuir na construção de ambientes favoráveis à inovação e à implementação de novos modelos de negócios; Benchmarks nacionais e internacionais em projetos de governança digital.

Painel 4 - Sustentabilidade ambiental, econômica e financeira – discussão sobre as formas de dar perenidade aos projetos e orçamentos, assim como o desenvolvimento de soluções que estejam em equilíbrio com o meio ambiente e busquem diminuir o uso de recursos naturais.

Participação da sociedade
O evento foi aberto ao público e transmitido ao vivo pelo portal e-democracia, permitindo que pessoas de fora fizessem perguntas, as quais foram respondidas dentro do possível. O link para acesso à transmissão do evento é o seguinte: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1276 . Os convidados presentes participaram do debate público após a apresentação dos palestrantes de cada painel. O debate resultou em contribuições relevantes dos palestrantes e do público presente que irá subsidiar a publicação que será apresentada ao final do estudo.

O que é o Cedes?
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo, vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.
Como resultado das atividades são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações ao Poder Executivo. As publicações são distribuídas para os parlamentares, acadêmicos, gestores, especialistas afins com a matéria e organizações representativas da sociedade civil. Desde sua instalação em 2003, o CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.
Em junho de 2019, foram aprovados temas de estudos tais quais: disparidades no custo das tarifas de energia elétrica no Brasil, atualização do estudo sobre dívida pública, atenção primária à saúde no Brasil e cidades inteligentes, para o biênio 2019/2020.
Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.
As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

Serviço
SEMINÁRIO “CIDADES INTELIGENTES, HUMANAS E SUSTENTÁVEIS”
Dia: 8/10/2019 (terça-feira)
Hora: 9h às 18h
Local: Auditório Nereu Ramos, Anexo 2

Siga o Cedes pelas redes sociais: