CEDES REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS “ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL”

A equipe responsável pelo estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde do Brasil” se reuniu nesta quinta-feira, 15/8, na Sala de Reuniões da Mesa. O objetivo do estudo é avaliar a efetividade do modelo de Atenção Primária à Saúde. A rodada inicial de discussões contou com a presença de diversos gestores do governo.
15/08/2019 11h30

CEDES REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS “ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL”

Reunião do Cedes- Atenção à Saúde Primária 15 agosto 2019

 O Coordenador Geral de Informação da Atenção Primária à Saúde – Ministério da Saúde, Lucas Pedebos, destacou que a relação devidamente estruturada entre médico e enfermeiro representa maior custo de efetividade para o sistema de saúde e maior satisfação do usuário, que conta com dois profissionais para atendê-lo. Um modelo que segundo ele já vem sendo adotado, com sucesso, em diversos países. “Nos melhores exemplos mundiais com foco em saúde primária, os enfermeiros acompanham os pacientes diagnosticados com doenças crônicas, desonerando os médicos para cuidar de situações mais agudas”, afirmou o coordenador.

Para Jurandi Frutuoso, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Saúde – CONASS, o sistema de saúde está em evolução, principalmente, na questão da Atenção Primária, e apontou a formação profissional como um dos grandes desafios. “A Atenção Primária só vai ser efetiva, se houver um cuidado especial na formação daqueles que trabalham nas unidades de saúde, e se esses profissionais tiverem a compreensão do serviço que devem prestar”.

 Já o representante da Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, Hisham Mohamad Hamida, evidenciou a necessidade do uso de tecnologias para dar um atendimento de qualidade à população. “Os registros dos pacientes, por exemplo, devem ser acessados pelos profissionais em qualquer lugar do país. E só a tecnologia pode otimizar a gestão dessa informação”.

 De acordo com o relator do estudo, deputado Dr. Luiz Ovando (PSL/MS), o encontro foi extremamente satisfatório, no sentido de ampliar as discussões sobre o tema. “Esperamos pontuar as dificuldades existentes na parte de atendimento primário e levantar questões para valorizar o clínico geral, que, infelizmente, vem sendo deixado de lado há um bom tempo”.

 O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Arco Norte, Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

cedes@camara.leg.br

www.camara.leg.br/cedes

Contato imprensa: Juliana Nunes (61 - 98198-1779)

 e Cristiane Campos de Freitas  (61-99805-7898)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Térreo, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627