Câmara homenageia Joaquim Nabuco
A Câmara inaugura nesta terça-feira (19) a exposição “Joaquim Nabuco: o valor da palavra empenhada”, que apresenta a trajetória política e parlamentar do deputado Joaquim Nabuco (1849-1910). A abertura acontece às 19h30, no Salão Negro do Congresso Nacional. Realizada em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), a exposição faz parte do conjunto de homenagens programadas pela Câmara ao escritor, jornalista, diplomata e deputado Joaquim Nabuco no ano do centenário de sua morte.
Na quarta-feira (20), a Câmara promove o colóquio “Joaquim Nabuco: o resgate de um capítulo na história do Brasil”, que contará com a participação de parlamentares e acadêmicos, entre eles o deputado Chico Alencar (PSol-RJ) e o historiador José Murilo de Carvalho. O colóquio será realizado no Auditório da TV Câmara.
No dia 9 de novembro, a Câmara lança a publicação “Discursos Parlamentares – Joaquim Nabuco”, que integra a coleção Perfis Parlamentares, e o documentário “Diálogo com Joaquim Nabuco”, produzido pela TV Câmara. No mesmo dia, será realizada sessão solene em homenagem ao deputado, no Plenário Ulysses Guimarães.
Confira a programação completa.
Além da parceria com a Faap, a Câmara conta com o apoio da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para a realização das homenagens a Nabuco em seu centenário de morte.
Exposição
A exposição “Joaquim Nabuco: o valor da palavra empenhada” destaca o trabalho parlamentar de Nabuco, que exerceu, de 1878 a 1889, o mandato de deputado pela Província de Pernambuco, eleito pelo Partido Liberal. O objetivo é mostrar a coerência das idéias de Nabuco, a solidez de seus argumentos, seu papel fundamental para a formação do Estado Brasileiro e a atualidade de seu pensamento.
Dividida em três partes, exposição reúne documentos, obras de arte, peças de mobiliário, utensílios e livros pertencentes a Nabuco. A primeira delas corresponde aos anos de formação de Joaquim Nabuco. A segunda aborda sua atuação política, a presença em plenário, as causas defendidas e a luta em prol da abolição da escravatura. O terceiro momento da exposição enfoca a proclamação da República, a interrupção da vida parlamentar de Nabuco, suas atividades posteriores como escritor e diplomata e a importância e repercussão de seu pensamento até os dias de hoje.
A coordenação do projeto e pesquisa coube à Câmara dos Deputados, com curadoria de Clara Monteiro de Castro Pinto, Gilcy Marques e José Theodoro Mascarenhas Menck. O Museu de Arte Brasileira da Faap é o responsável pela produção e montagem da exposição.
Veja imagens da exposição.
Serviço
Exposição Joaquim Nabuco: o valor da palavra empenhada
Abertura na terça-feira (19), às 19h30, no Salão Negro do Congresso Nacional
Visitação: de 19 de outubro a 14 de novembro
Horário: de 9 às 18 horas
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Colóquio “Joaquim Nabuco: o resgate de um capítulo na história do Brasil” Data: 20 de outubro
Horário: às 9h30
Local: Auditório da TV Câmara.
Sessão solene em homenagem a Joaquim Nabuco
Data: 9 de novembro
Horário: às 10h
Local: Plenário Ulysses Guimarães
Lançamento da publicação “Discursos parlamentares - Joaquim Nabuco”
Data: 9 de novembro
Horário: após a sessão solene
Local: Salão Nobre da Câmara
Lançamento do documentário “Diálogo com Joaquim Nabuco”
Data: 9 de novembro
Horário: às 16 horas
Local: Auditório da TV Câmara.