No ano do centenário da morte de Joaquim Nabuco, a Câmara produziu uma videoaula sobre Joaquim Nabuco para ser utilizada como material didático nas escolas. O download é gratuito. A videoaula é uma iniciativa do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), com produção da TV Câmara. Acesse também as notas de aula do deputado e professor de História Chico Alencar (Psol-RJ) e um plano de aula elaborado para auxlliar o professor.
Leia texto do presidente da Câmara, Michel Temer, sobre as homenagens a Joaquim Nabuco. Temer destaca que a passagem de Nabuco pela Câmara foi marcante pelo brilho de seus discursos e pela importância de suas ideias. "Relendo os seus pronunciamentos, salta à vista a atualidade, pois tratam de temas como a enorme desigualdade social do Brasil Imperial e a defesa de investimentos públicos na educação para promover a formação intelectual e o crescimento econômico do povo brasileiro", considera Temer.
O documentário "Diálogo com Joaquim Nabuco" apresenta Thiago, um jovem que simboliza o ideal dos abolicionistas para os descendentes dos escravos libertos. Universitário, negro, nascido na comunidade da Rocinha, ele mergulha no pensamento vivo do personagem, a fim de refletir sobre suas próprias raízes. Entre conversas com especialistas, com a população nas ruas e ao conhecer lugares por onde o Nabuco passou, ocorre um “diálogo” – o encontro de dois homens separados pelo tempo – debatendo sobre a realidade brasileira do século XXI.
Leia artigo do senador Marco Maciel sobre a obra "Balmaceda"
No artigo "Balmaceda - Drama e Tragédia", o senador Marco Maciel discute a obra "Balmaceda", publicada por Joaquim Nabuco em 1895. Para Maciel, embora seja uma das obras menos celebradas de Nabuco, "Balmaceda" é uma síntese das preocupações do autor. Na avaliação do senador, o livro é "quase uma antevisão sobre o destino e os riscos que poderia correr o Brasil sob a República, então recém proclamada".