Frases
“Vim defender uma grande causa, a causa da liberdade do trabalho, do futuro da nossa raça, do progresso e prosperidades da nação.”
(Anais da Câmara dos Deputados, 03 de setembro de 1879, p. 20)
"Sr. Presidente, um dos maiores perigos para as grandes verdades é que em vez de proceder pela convicção, se tente realizá-lá pela violência.”
(Anais da Câmara dos Deputados, 30 de setembro de 1879, p. 74)
"O país não recusa aos Partidos que tirem vantagem da glória dos homens eminentes que possue, que se ufanem das grandes reputações nacionais, que possam conter no seu seio, mas o país não perdoaria a nenhum Partido que, sobretudo diante do túmulo de um homem eminente, que serviu o campo de batalha, quisesse apoderar-se de uma glória que é nacional, de uma morte que é um luto público, para fins políticos de qualquer ordem.
Não há aqui, senhores, senão um sentimento é o prazer patriótico; não há senão um luto, que é o que cobre as nossas bandeiras; não há senão uma dor, que é a do nosso exército, a dor da nossa pátria, a dor da nossa história.
Por isso não era em nome de nenhum grupo político que venha falar; vinha em nome da Câmara toda propor que se levante a sessão.”
(Por ocasião da morte do Marques de Herval, o General Osório. Anais da Câmara dos Deputados, 08 de outubro de 1879, p. 292)
"(...) a principio a imigração chinesa era francamente anunciada pelo governo como um compromisso seu; era uma satisfação dada aos fazendeiros que queriam manter a grande propriedade, que não queriam ver suas grandes fazendas de café, seus grandes engenhos de açúcar passarem pela transformação que há de necessariamente dar-se na organização territorial do país; queriam conservar o interior do país no estado de feudalismo em que se acha".
(Anais da Câmara dos Deputados Sessão de 08 de outubro de 1879 p. 308)