Presidente da CDHM solicita audiência com governador do DF para pedir providências sobre repressão policial ontem na Esplanada

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) enviou na tarde desta quarta-feira (30.11) três ofícios no sentido de cobrar providências sobre a repressão policial em larga escala contra os manifestantes que estavam na Esplanada dos Ministérios para protestar contra a aprovação da PEC 55.
01/12/2016 12h52

O primeiro deles foi encaminhado ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Diante de diversas denúncias que chegaram para a CDHM, como agressões de pessoas durante uma assembleia no Museu Nacional, detenções arbitrárias, que incluíram o caso de um estudante da UnB que foi encapuzado, levado por policiais para um lugar desconhecido e agredido, sem direito a contato com familiares ou advogados, e um jovem que sofreu traumatismo craniano em virtude de uma pancada na cabeça, o presidente da CDHM, deputado Padre João (PT-MG), solicitou uma audiência com o governador para abordar as muitas irregularidades na ação policial.

 

O deputado Padre João, por sinal, foi testemunha de ações repressivas, no gramado da Esplanada, na região da Catedral Metropolitana e na Rodoviária do Plano Piloto.

 

A CDHM enviou também ofícios para a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Dra. Deborah Duprat, e ao procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Roscoe Bessa, para que apure no âmbito de seus respectivos órgãos as irregularidades denunciadas.