Celso Sabino promete esgotar todas as alternativas para preservar teto de gastos

05/05/2022 11h00

 

“Vamos perseguir e esgotar todas as possibilidades para manter o teto de gastos, uma conquista histórica daqueles que defendem a austeridade orçamentária e a responsabilidade fiscal dos recursos públicos”. A afirmação foi dada na manhã desta quinta-feira (05/05) pelo nome presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Celso Sabino (União Brasil/PA).

"Claro que nós não podemos deixar brasileiros passando fome. Nós não podemos deixar cidadãos com poucas condições de infraestrutura", ponderou. Mas vamos perseguir, de forma muito veemente, esgotar todas as possibilidades que tivermos sobre a mesa antes de pensarmos em mexer no teto", disse Sabino

 O parlamentar prometeu empenho na sua nova missão e disse esperar que as eleições e o acirramento do embate ideológico, não contaminem a elaboração da LOA 2023. “Temos que pensar no Brasil, no país que queremos no próximo ano, seja qual for o Presidente eleito”, frisou. Sabino disse que a cada ano o Congresso avança mais na direção de definir os rumos do orçamento público. Ele também defendeu as emendas de relator-geral, centro do chamado orçamento secreto, e prometeu "dar luz" ao processo de alocação dos recursos.

Disse que o Orçamento de 2023 deve ser feito sem pensar em quem estará no Palácio do Planalto no ano que vem. "Nosso exercício será não pensarmos, num primeiro momento, em quem será o presidente do Brasil, quem serão os ministros em 2023. Mas, sim, pensar como queremos o Brasil em 2023, quais serão as prioridades", declarou.

Emendas de Relator

 

O Presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), Celso Sabino (União Brasil-PA) defendeu, em entrevista coletiva, o uso das emendas de relator, as chamadas emendas RP9. "As emendas de relator são um importante mecanismo de fazer com que o orçamento público brasileiro chegue em lugares onde nenhum ministro conhece, seja do PT, seja do Bolsonaro, nenhum ministro chega nos rincões do Brasil, onde os deputados e os senadores chegam", disse Sabino. "Nós vamos trazer luz para todo esse processo, vamos abrir o sistema da Comissão Mista de Orçamento para que cidadãos brasileiros possam fazer sugestões aos deputados e senadores de onde aplicar estas emendas de relator. E vamos deixar de forma bem transparente, para que toda a sociedade possa acompanhar", declarou o presidente da CMO.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMO