Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > A Câmara > Secretaria da Mulher > Notícias > Empoderamento feminino no mercado de trabalho: casos de sucesso

Empoderamento feminino no mercado de trabalho: casos de sucesso

18/05/2017 12h06

Audiência Pública promovida pela Secretaria da Mulher em parceria com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara vai debater os casos de sucesso que envolvem o empoderamento feminino no mercado de trabalho. O evento ocorrerá no próximo dia 30 de maio (terça-feira), às 16h30, no Plenário 1 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

A audiência tem como objetivo mostrar ações desenvolvidas por empresas e grupos independentes de mulheres em busca da redução das desigualdades de gênero, com mais justiça e combatendo a violência contra as mulheres, em especial no espaço de trabalho.

O evento está relacionado com o PLS 7179/17. Essa proposta se originou no Senado em 2010 e dispõe sobre uma cota mínima de 30% (até 2020) para a participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Esse preenchimento seria gradual e garantiria a presença de mulheres competentes em posições de poder.

Para abordar as práticas de empoderamento das Mulheres com destaque no Brasil, foi convidada a secretária de Politicas para as Mulheres do Governo, Fátima Pelaes. Ela vai falar sobre a experiência do Selo Pro Equidade de Gênero e Raça da SPM.

O Prêmio WEPs Brasil – Empresas Empoderando Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres, também terá espaço na audiência. A coordenadora Executiva do Prêmio, Margaret Groff, falará sobre a promoção cultura da equidade de gênero por meio do Princípio de Empoderamento da Mulheres das Nações Unidas (WEPs, sigla em inglês).

O evento receberá também três empresas vencedoras da premiação para apresentar as práticas adotadas afim de empoderar mulheres, como tais ações contribuem para os resultados do negócio e como colaboram para a redução das desigualdades sociais e o combate a violência contra as mulheres. Participarão representantes das empresas Renault, Unilever e Schneider Electric.

Redes e Grupos Independentes de Mulheres que promovem o empoderamento por meio do empreendedorismo, desenvolvimento, capacitação e relacionamento nos negócios também trarão contribuições para o evento. Participarão a presidente da Rede de Mulheres Brasileiras Lideres pela Sustentabilidade, Ieda Novais; a presidente do movimento LIBRA, Marta Lívia Suplicy; e a porta-voz do Movimento Mulher 360º, Margareth Goldenberg.

Informações de Apoio

Mapa do Portal