Congresso Nacional realiza ato pela eliminação da violência contra a mulher

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, realizam o Ato Solene “Congresso Nacional pelo fim da violência contra a Mulher”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no dia 25 de novembro, às 14h30.
18/11/2015 16h10

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, realizam o Ato Solene “Congresso Nacional pelo fim da violência contra a Mulher”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no dia 25 de novembro, às 14h30.

Na ocasião, haverá o lançamento do Blog da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher e o lançamento, no Congresso Nacional, do Mapa da Violência – 2015:  Homicídio de Mulheres no Brasil, com a presença do Professor Júlio Jacobo, responsável pela pesquisa.

O Ato Solene é um dos eventos organizados pela bancada feminina do Congresso em alusão à campanha mundial “16 dias de ativismo, pelo fim da violência contra as mulheres” e terá a presença da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.

O evento ocorre em um momento em que o Mapa da Violência acaba de ser divulgado, revelando que 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil e que houve um aumento expressivo do assassinato de mulheres negras.

2015 também é o primeiro ano de funcionamento da Comissão Permanente Mista criada para tratar exclusivamente deste assunto, numa demonstração de que o Congresso Nacional tem dado importância ao tema. Também foi o ano em que a lei do feminicídio entrou em vigor e o governo federal, por meio do Ministério da Educação, decidiu colocar o assunto para a reflexão de milhões de jovens e da sociedade brasileira ao escolher o tema para a  redação do ENEM.