Ana Perugini lidera movimento nacional em defesa dos direitos humanos das mulheres

A deputada federal Ana Perugini vai coordenar um movimento nacional em defesa dos direitos das mulheres.
23/02/2016 12h17

A parlamentar, que luta pela ampliação de políticas públicas para todas as brasileiras e pela igualdade de gênero no país, lança, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres. O lançamento ocorrerá às 15h30, no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília.


A nova frente parlamentar vai fiscalizar programas e políticas públicas governamentais, acompanhar a tramitação de projetos de lei com impacto nos direitos humanos das mulheres, atuar de forma articulada com os movimentos sociais e com a sociedade civil organizada, além de promover seminários, simpósios, debates e eventos pertinentes à discussão do tema.

“Ainda temos uma cultura de muito machismo no nosso país, com olhar de objeto sobre a mulher, que trabalha com uma máquina de lavar roupa e não detém direitos. Essa mulher não é vista em pé de igualdade nem no aspecto salarial nem no tratamento humano”, justificou Ana Perugini, coordenadora-geral da frente parlamentar que vai unir o Congresso Nacional - Câmara e Senado - e terá representantes em estados e municípios.

A ideia, explica Ana, é propor uma reflexão e fazer um chamamento para que as mulheres ocupem seu espaço político. “Precisamos mexer nessa ferida, se quisermos um avanço na nossa sociedade”, afirmou a deputada federal, que coordenou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), durante seus dois mandatos como deputada estadual, de 2007 a 2014.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) foi convidada por Ana para coordenar as ações da frente em São Paulo. Procuradora adjunta na Procuradoria Especial da Mulher da Alesp, a parlamentar considera fundamental o debate, “pois vivemos um momento muito difícil da sociedade brasileira com o aumento da violência, principalmente contra as mulheres”. “Vou cumprir esse trabalho com toda minha alegria, toda a minha disposição, para que a gente possa continuar construindo a luta das mulheres na defesa dos seus direitos, comentou Márcia.

Um dos objetivos da frente, de acordo com Ana Perugini, é contribuir para que todas as capitais brasileiras tenham uma unidade da Casa da Mulher Brasileira - órgão que concentra todos os serviços necessários para a mulher em situação de violência. “Atualmente, temos o serviço em Campo Grande [MS] e em Brasília. Temos uma em construção na cidade de São Paulo, e queremos uma na Região Metropolitana de Campinas [RMC]”, disse Ana. A Casa da Mulher Brasileira é um dos eixos do programa “Mulher, viver sem violência”, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

A saúde da mulher é outro mantra para a coordenadora da frente. Desde seu primeiro mandato legislativo - como vereadora em Hortolândia, município da Região Metropolitana de Campinas (RMC) -, a deputada desenvolve ações e propõe leis em benefício das mulheres. O combate ao câncer é um dos compromissos da parlamentar, que apresentou dois projetos sobre o tema, no Parlamento paulista - um, em 2007,  que autorizava o Governo de São Paulo a promover a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano); e outro, em 2012, que instituiu 11 de março como o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero.


A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres tem caráter suprapartidário e foi criada com adesão de três senadoras e 197 deputados e deputadas federais.


Além da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, a deputada federal Ana Perugini coordena, no Estado de São Paulo, as frentes em Defesa da Implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) e de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente. Ana também integra as comissões de Educação, Licitações, Minas e Energia e da Crise Hídrica, na Câmara dos Deputados.