Comissão que acompanha investigação do assassinato da vereadora Marielle ouvirá CNBB e coronel da PM do Rio

Brasília, 17/04/2018 – A Comissão Externa Destinada a Acompanhar, no Rio de Janeiro, as Investigações Referentes aos Assassinatos da vereadora Marielle Franco e do seu assessor, Anderson Pedro Gomes (CEXVERIO) aprovou, hoje, 17, requerimento da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) para ouvir o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arcebispo Sérgio da Rocha, e o ex-chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Rio, Coronel Robson Rodrigues, em audiência pública.
24/04/2018 12h36

Guilherme Martimon/Liderança do PSB

Comissão que acompanha investigação do assassinato da vereadora Marielle ouvirá CNBB e coronel da PM do Rio

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é conhecida pela atuação em favor da paz, da igualdade e da não violência. O Papa Francisco ligou para a família de Marielle após seu assassinato e disse estar rezando por eles.

O coronel Rodrigues defendeu a memória de Marielle dos ataques irracionais e desinformados. “Conheci Marielle quando ela me trouxe, de forma educada, mas contundente, o caso de algumas mães amedrontadas com a ação de policiais que barbarizavam moradores de uma certa favela com UPP [Unidade de Polícia Pacificadora]. Os fatos eram indefensáveis. Aqueles comportamentos não eram o que se podia esperar de uma instituição que existe para combater o crime, mas, sobretudo, para servir à população. Tomei minhas providências. Se Marielle veio até a mim buscando solução, era porque confiava na polícia, pelo menos em parte dela, uma parte da qual eu te incluo”, escreveu o coronel a um companheiro de farda.

A vereadora Marielle Franco foi assassinada cruelmente no Estado do Rio de Janeiro, há 34 dias, numa execução com características de motivação política. Marielle era a relatora da Comissão que acompanhava a intervenção militar no Rio de Janeiro. Considerava essa manobra midiática, eleitoreira, inócua, violadora dos direitos humanos da população empobrecida da periferia. Ela defendia uma sociedade com justiça social, participação política das mulheres, negros e LGBTs e o respeito inquestionável do direito à vida.

A data da audiência ainda será marcada.

Ascom