16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em conjunto com a Comissão de Defesa do Direito da Mulher da Câmara dos Deputados, a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a têm a honra de convidar para a campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
17/11/2017 13h13

A campanha mundial “16 dias de Ativismo de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. A campanha, realizada em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. Apresentando calendários adaptados à realidade de cada país, no Brasil, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha inicia-se no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se estende até o dia 10 de dezembro, passando pelo 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Programação:
20 de novembro – Segunda-feira
11h, Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
18h30, Debate: “Homens parceiros, sentimentos verdadeiros: pelo fim da violência contra as mulheres”, Plenário 9, no Senado Federal.
21 de novembro – Terça-feira
14h, Abertura Oficial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Seminário Boas Práticas no Combate à Violência contra a Mulher, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
17h, III Encontro do Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos, Plenário 05, na Câmara dos Deputados.
22 de novembro – Quarta-feira
09h às 18h - V Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
27 de novembro – Segunda-feira
09h, Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
11h, ato contínuo, abertura da Exposição “Nunca me Calarei”, do artista Márcio Freitas, cedida pelo TJDFT, no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados.
De 27/11 a 01/12 – Curso Básico: Liderança e Empoderamento para as Mulheres, das 8h às 10h ou das 14h às 16h, no ILB, Sala 3, do Senado Federal.
28 de novembro – Terça-feira
10h, Pauta Feminina - Violências sensíveis: valorização das parteiras tradicionais, Plenário 6, no Senado Federal.
29 de novembro – Quarta-feira
14h, Seminário – Mulheres, Violências e Mídias Sociais: Como prevenir e combater Crimes contra a mulher na Internet, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
01 de dezembro – Sexta-feira
15h, Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
06 de dezembro – Quarta-feira
14h, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres - Sensibilização na entrada do Plenário dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com cartazes e distribuição do Laço branco, na entrada do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
14h30, Debate do Relatório da FioCruz sobre a situação das mulheres grávidas encarceradas e lançamento do Filme Nascer nas Prisões, no Plenário 05 (a confirmar), na Câmara dos Deputados.
14h30, Mesa Redonda: “Mulheres empreendedoras, trabalho, mercado e carreiras”, no Salão Nobre, na Câmara dos Deputados.
07 de dezembro – Quinta-feira
10h, Pauta Feminina Para Debater Violência Sexual e Mulheres com Deficiência, no Plenário 9, Senado Federal.
08 de dezembro – Sexta-feira
17h, Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
11 de dezembro – Segunda-feira
08h30, Workshop: “Igualdades e desigualdades: mitos e verdades”, no ILB, Sala 5, Senado Federal.
12 de dezembro – Terça-feira
17h, Encerramento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo, Lançamento da 6ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha, com o tema “A superação da violência contra a mulher”.

 

Deputada SORAYA SANTOS
Coordenadora dos Direitos da Mulher

Deputada GORETE PEREIRA
Procuradora da Mulher