TV Câmara e TV Alese no interior de Sergipe

18/06/2019 18h20

Os festejos da TV Assembleia de Sergipe em Aracaju, na última sexta, 17, não marcaram apenas o 15º. aniversário da emissora. O presidente da Casa, deputado estadual Luciano Bispo, anunciou que a Assembleia vai investir na compra de transmissores para todo o estado. “O que queremos é, na nossa gestão, chegar a todas as casas de Sergipe.”

Antes restrita a TV por assinatura e Internet, a TV Alese passou a transmitir em sinal aberto e gratuito há três anos, em Aracaju, pelo canal 48.2 da Rede Legislativa de TV. A rede teve início em 2008, pela Câmara dos Deputados, e possibilita o compartilhamento de infraestruturas, a divisão de investimentos e a transmissão de até quatro canais em um mesmo transmissor.

Segundo o dep. Luciano Bispo, as seis cidades mais populosas de Sergipe terão prioridade na implantação gradativa dos novos canais. Além da TV Câmara e da TV Alese, será também transmitido sinal da TV Senado. As cidades escolhidas para a instalação de operações de rádio e TV são Itabaiana, Lagarto, Estância, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória e Propriá.

Benildo Santana, diretor técnico e operacional, explica que a intenção é cobrir todo o estado, para que a população acompanhe a atuação de seus parlamentares: “Poucos têm acesso às TVs por assinatura, precisam pagar inclusive para acessar conteúdos via Internet.” Sobre o retorno do público, ele diz: “Qualquer mensagem de telespectador que gostou do que assistiu é gratificante, recompensador.”

Para a coordenadora de conteúdo da TV Alese, Claudia Endlein, “Sergipe tem muito o que mostrar, principalmente na parte cultural, além de contribuirmos para a transparência das atividades da Assembleia”.

A expansão da Rede Legislativa de TV pelo interior dos outros estados do Nordeste será tratada no quinto encontro do Parlanordeste, em 2 de Agosto. O evento, em Aracaju, reunirá presidentes das assembleias da Região. Uma das pautas do encontro será a interiorização das emissoras legislativas.

Compõem hoje a Rede Legislativa de TV 61 emissoras, que compartilham 51 transmissores em 22 estados. Estão em processo de implantação 114 canais, e outros 355 aguardam liberação pelo MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

Acompanhe a Rede Legislativa nas redes sociais:
www.facebook.com/redelegis
www.twitter.com/redelegis