TV Assembleia faz o lançamento oficial das transmissões digitais da Casa

Sessão solene marcou o lançamento da transmissão em canal aberto com sinais digitais e a entrada da TV AL na Rede Legislativa.
02/12/2014 23h00

 

Transparência e inovação a serviço do povo do Rio Grande do Norte. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta sexta-feira (28), a sessão solene que marcou, oficialmente, o lançamento da transmissão em canal aberto com sinais digitais e a entrada da TV Assembleia na Rede Legislativa.

Na ocasião, o presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PROS) disse que a TV Assembleia é o caminho mais rápido e transparente para que os cidadãos acompanhem diariamente as atividades do Legislativo. “Ela é um marco divisor no relacionamento entre a população e nós, os seus representantes, tornando essa relação muito mais próxima e interativa”, afirmou.

A TV Assembleia está transmitindo em canal aberto com sinais digitais desde o dia 8 de outubro, para todos os municípios da Região Metropolitana de Natal. O novo transmissor opera no Canal 51 da Banda de UHF, com 2,2 Kw de potência. A grande novidade é que o mesmo canal também transmite as programações da TV Câmara Federal, da TV Senado e ainda da TV Câmara Municipal de Natal, além da própria TV Assembleia. A multiprogramação é possível graças à tecnologia digital, que além de oferecer imagens de qualidade, também permite a divisão de um único canal em mais de uma programação diferente.

Em seu pronunciamento, o presidente da AL, o deputado Ricardo Motta relembrou o início da TV, destacando o trabalho do então presidente da Casa, o governador eleito Robinson Faria. “Vivemos hoje um dia histórico para a Casa do Povo. Há 11 anos, a TV Assembleia entrava no ar, concretizando um sonho construído pelo esforço de muitos e hoje inaugura o sinal digital e sua participação na Rede Legislativa de TV Digital. É primordial ressaltar a iniciativa do então presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, que tanto trabalhou para viabilizar nossa TV”, declarou o parlamentar, que ainda destacou que Natal é a segunda capital do Nordeste a inaugurar esse sistema, que opera pelo modelo de multiprogramação. 

O deputado registrou, ainda, o apoio do deputado federal Henrique Eduardo Alves em Brasília, que, segundo ele, foi decisivo para superar entraves burocráticos e avançar na implantação da TV. “A viabilização dos sinais digitais da TV Assembleia só foi possível graças à parceria mantida entre a Assembleia Legislativa do RN - através da Fundação Djalma Marinho - e a Câmara Federal. Coube à Câmara Federal solicitar a consignação do Canal 51, bem, como arcar com os custos relativos ao novo transmissor digital”, explicou.

Equipe
O presidente da Casa destacou o trabalho realizado pela equipe da TV Assembleia. “Seus jornalistas, seus técnicos, seu pessoal administrativo. Nas figuras do amigo Cícero Torquato, presidente da Fundação Djalma Marinho, dos ex-diretores, jornalistas Diógenes Santas e Geórgia Nery e do atual diretor, Maurício Pandolphi, sintam-se todos reverenciados.  A TV, com sua talentosa e dedicada equipe de profissionais é um orgulho para todos nós, porque está em sintonia com a modernidade e a cidadania, fazendo o bom jornalismo, divulgando a cultura e prestando serviço à população, como tem que ser uma TV pública”, disse Ricardo.

Como Funciona
Para captar a TV Assembleia, basta o telespectador possuir um aparelho de recepção digital, dotado de uma antena interna ou externa. A sintonia é feita com a “busca automática de canais” que todo receptor de TV digital tem. Uma vez feita essa sintonia automática, a TV vai mostrar os canais 51.1 (TV Câmara Federal), 51.2 (TV Senado), 51.3 (TV Assembleia) e 51.4 (TV Câmara Municipal de Natal).  Depois é só escolher qual canal se quer assistir, através do controle remoto.

Essas emissoras fazem parte da Rede Legislativa de TV Digital, composta atualmente 70 emissoras legislativas em todo o país. A previsão é que a rede tenha dentro de dois anos mais de cem geradoras independentes, o que a tornará a maior do país, superando mesmo as grandes redes comerciais de televisão.

As cabeças desse sistema são as TV`s Senado e Câmara Federal.  Isso porque em cada estado há uma TV Assembleia, que coordena, em nível estadual, as TV´s Câmaras Municipais. Com isso, as três esferas do Poder Legislativo participam do sistema, que faz com que esse modelo de televisão seja único no mundo e já está sendo visto com muito interesse pelos legislativos de outros países.

Governo
A solenidade também contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini que, na ocasião, parabenizou a TV Assembleia pela inovação. “Vejo com muito entusiasmo a TV como instrumento da cidadania, de fortalecimento da democracia. Parabenizo o deputado Ricardo Motta pelo esforço, pois sob a sua coordenação, e dos que dirigem a TV, esse feito foi realizado. Estamos levando qualidade de imagem, chegando à casa do cidadão, que acompanha através da TV Assembleia o trabalho legislativo, defendendo suas carências, ideias, sugestões”, afirmou.

A governadora disse que a inovação é uma ação democrática, mostrando a Casa do Povo, com o diálogo, com a convivência, para fazer o melhor para o RN. “Deixo meu registro de gratidão, pelo trabalho feito por esta Casa, para que todos possam ter o RN cada vez melhor para nosso povo”, declarou a gestora.

fonte: O Minuto