Sinal digital e gratuito da TV Câmara avança pelo país

Referência de rede pública, o projeto de compartilhamento de canais e custos entre Casas Legislativas deve atingir o número de 50 operações em 2015
18/02/2015 23h00

Coordenada pela Câmara dos Deputados, a Rede Legislativa de Rádio e TV fechou o ano de 2014 com 33 operações em capitais e cidades do interior do país. Para 2015, a previsão é de chegar a 50 estações no ar. O modelo bem sucedido de compartilhamento de custos e responsabilidades se dá graças à multiprogramação, um recurso da TV digital que permite a divisão de um único canal em quatro. Assim, cada Casa Legislativa (Câmara dos Deputados, Senado, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal) tem uma emissora 24 horas no ar com programação independente.

Nas capitais, a Rede Legislativa já está no ar em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Vitória (ES), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Natal (RN), Manaus (AM), São Luís (MA), Macapá (AP) e João Pessoa (PB). As quatro últimas são de responsabilidade do Senado, conforme um acordo de cooperação entre as duas Casas Legislativas. Recife (PE) e Rio Branco (AC) estarão em funcionamento no primeiro semestre de 2015.

A Rede Legislativa também trabalha para levar o sinal aberto e digital da TV Câmara para o interior do Brasil. Estão no ar as estações de Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Jacareí, Jaú, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Tupã, em São Paulo; e Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais. Outras 20 câmaras municipais estão trabalhando para entrar em operação em 2015. Nos próximos anos, a cobertura da TV Câmara deve se multiplicar. Mais de 300 Câmaras Municipais já solicitaram adesão à Rede Legislativa e aguardam a liberação de novos canais pelo Ministério das Comunicações.

A Rede Legislativa de Rádio também está em franco crescimento. 2014 marcou o início da primeira operação de rádio FM, numa parceria com a Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Como o sinal de rádio é analógico, a frequência 89.5 é compartilhada entre Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

Os próximos passos serão a instalação do sinal da Rádio Câmara, em parceria com as Casas legislativas locais, nas cidades de Rio Branco (AC), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), Bauru (SP), Mogi Das Cruzes (SP), Ourinhos (SP), Penápolis (SP), Santos (SP), Divinópolis (MG), Montes Claros (MG), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Jataí (GO), Ponta Grossa (PR) e Quatro Barras (PR).

Além disso, a Câmara dos Deputados solicitou ao Ministério das Comunicações canais de rádio para mais de 50 municípios onde há disponibilidade no plano básico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).