Sinal analógico de tv é desligado em Rio Verde

A cidade do sudoeste goiano é a primeira da América do Sul a ter transmissão de tv exclusivamente digital.
02/03/2016 00h00

Agora só tv digital em Rio Verde, GO. O encerramento do sinal analógico das emissoras locais ocorreu em 1º de março, mesmo sem atingir a meta do Ministério das Comunicações de 93% de casas prontas para receber o sinal digital.

A decisão de manter o desligamento nessa data, com 85% de residências aptas, levou em conta particularidades do município. A expectativa é que o restante da população obtenha o conversor e a antena necessários. Quem é cadastrado nos programas Bolsa Família, Renda Cidadã ou Minha Casa Minha Vida recebe gratuitamente kit para captar o sinal digital em televisores mais antigos.

Para o ministro André Figueiredo, o momento histórico é tão importante quanto o início da tv brasileira em 1950, a tv em cores nos anos 70 e a primeira transmissão digital em 2007.

O presidente da Câmara Municipal, Iran Cabral, também comemora o desligamento do analógico, que dará visibilidade à TV Câmara Rio Verde, prestes a ser inaugurada e já digital: “Tenho a certeza que irá contribuir ainda mais para a comunicação em nosso município e principalmente para a informação do nosso povo!”