Seminário internacional discute Rádios e TVs legislativas

09/05/2016 17h15

 

A Astral – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas – realizará no próximo dia 1º, em Aracaju/SE, com o apoio da Câmara dos Deputados, o 2º Seminário Internacional de Mídias Legislativas. O evento vai ocorrer dentro da XX Conferência da Unale - União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, de 1º a 3 de junho, na Universidade Tiradentes.

São aguardados mais de 1.500 participantes no evento da Unale, entre parlamentares, assessores legislativos, governadores, prefeitos, entidades nacionais e internacionais, com representantes de diversos países.

O intuito do Seminário Internacional é promover o intercâmbio de experiências entre parceiros da Rede Legislativa de Rádio e TV e gestores de Comunicação e parlamentares de países que possuem sistemas de Comunicação legislativa por tv, rádio e Internet.

A Rede Legislativa vai mostrar os resultados de sua expansão ao compartilhar infraestrutura e usar racionalmente os recursos públicos. Dessa forma, os parlamentos federal, estadual e municipal brasileiros se unem para expandir os limites da cidadania ao dar mais transparência ao Poder Legislativo. No caso de televisão, compartilham um mesmo transmissor a TV Câmara, a TV Senado, a TV Assembleia e a TV Câmara Municipal. São 24 horas de programação para cada emissora, em sinal aberto e gratuito. No caso de rádio, a Câmara dos Deputados e o parceiro local compartilham a grade de programação.

Os representes dos municípios que ainda não contam com esses veículos de comunicação receberão todas as informações sobre como criar suas próprias emissoras e integrar a Rede Legislativa. Para as tvs e rádios legislativas que já estão no ar, haverá orientação técnica sobre restrições editoriais no período eleitoral.

 

 

Programação:

1o. JUNHO

8h30 – Credenciamento

9h30 – Abertura Política – Boas vindas

9h45 – Palestra de abertura: “Orientação Editorial para o período eleitoral” - Cláudio Nazareno, consultor da Câmara dos Deputados.

10h45 – Intervalo

11 horas – Palestra: “TV Legislativa Internacional

13 horas – Almoço

14h30 – Apresentação do aplicativo da ASTRAL e novos projetos

15 horas – Palestra: “Expansão da Rede Legislativa” - Evelin Maciel, vice-presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas – Astral e coordenadora da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados

15h30 – XVI Assembleia Geral Ordinária da Astral

15h30 – Mesa de Negócios

17 horas – Coffee break

17h30 – Encerramento e início da programação da XX Conferência da Unale