Rede Legislativa reúne parceiros em João Pessoa

23/11/2015 23h00

Rede Legislativa reúne parceiros em João Pessoa

Rede Legislativa no Brasil

Rede Legislativa reúne parceiros em João Pessoa

A Câmara dos Deputados, a Câmara Municipal de João Pessoa, a Assembleia Legislativa da Paraíba e a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas – ASTRAL promovem no dia 04 de dezembro, em João Pessoa, o Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital na Paraíba. O evento visa divulgar a Rede Legislativa, apresentar seus resultados e orientar Câmaras Municipais sobre a criação de suas próprias emissoras de rádio e televisão, de forma a aproximar os parlamentares dos cidadãos.  

São aguardados presidentes de cerca de 70 Câmaras Municipais do interior da Paraíba. No evento, serão assinados acordos de cooperação técnica para a implantação de sistemas de transmissão de TV Digital entre a Câmara dos Deputados e as Câmaras Municipais de Patos e Campina Grande.

Por ser João Pessoa um pólo de tecnologia em interatividade de TV Digital, este evento contará com a presença de representante da Universidade Federal da Paraíba, o professor Guido Lemos. Ele atuou no desenvolvimento do middleware Ginga, publicado como recomendações ITU-T e ITU-R, e adotado como padrão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital e de vários outros países da América Latina e África. Trabalha em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Sistemas Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, cinema digital, aplicações multimídia distribuídas, redes de distribuição de vídeo e performances artísticas distribuídas. Atua também como membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

As inscrições podem ser feitas enviando os seguintes dados: nome, cargo, instituição, e-mail, telefone e endereço para o e-mail seminario@cmjp.pb.gov.br.

 

Programação

8h30 às 9h30 – Credenciamento

9h30 – Sessão Solene de Abertura. Mesa composta pelo   Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Vereador Durval Ferreira; Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; Secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado Cleber Verde; Representante do Ministro das Comunicações, André Figueiredo, senhor Rodrigo Gebrim, coordenador de Radiodifusão Educativa e Consignações da União; Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho; Presidente de Câmara da Câmara de Campina Grande, Antônio Pimental; e Presidente da Câmara de Patos, Nadir Rodrigues Guedes.

 

11h – A Política de Comunicação e a Rede Legislativa de Rádio e TV: Rodrigo Gebrim, Coordenador de Radiodifusão Educativa e Consignações da União, representando o Ministro das Comunicações.

11h30 – Evelin Maciel, vice-presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas – Astral e coordenadora da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados - “O atual estágio da Rede Legislativa de Rádio e TV e sua expansão”.

12h00 – Sérgio Figueiredo, Presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e diretor da TV Câmara Ribeirão Preto - “Astral: intercâmbio técnico e troca de experiências”.

12h30 – Almoço

14h30 – Gilson Ricardo, radialista da Câmara Municipal de João Pessoa - “Montagem e operação de emissoras de Rádio de pequeno porte”.

15h00 – Sérgio Figueiredo, Presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e diretor da TV Câmara Ribeirão Preto -  “Montagem e operação de TV Web”.

15h30 – Demócrito Garcia, Diretor de Jornalismo da TV Assembleia da Paraíba - “Case: TV Assembleia Paraíba”

16h00 – Coffee-break

16h30 –  Vaneide Araújo, Diretora-Geral da Câmara Municipal de João Pessoa e Rafaela Cristofoli, Secretária de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa -  “Montagem e Operação de emissoras de TV: etapas de criação de uma TV Legislativa”.

17h00 – Guido Lemos, Professor titular na UFPB, diretor do Centro de Informática (CI) e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) -  “Os novos usos e modelos de exploração da Televisão Digital”.