Rede Legislativa de TV ganha seis canais

Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Porto Velho/RO, Pelotas/RS, Caruaru/PE e São José/SC têm agora acesso gratuito e universal à programação das emissoras de TV do Poder Legislativo.
15/07/2020 18h00


Os primeiros meses de 2020 surpreenderam pela rápida expansão da Rede Legislativa de TV, com novos canais em mais seis cidades. Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Porto Velho/RO, Pelotas/RS, Caruaru/PE e São José/SC agora recebem o sinal aberto e gratuito das emissoras legislativas.

Os estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rondônia ganharam canais em suas capitais. Estas inaugurações eram aguardadas com ansiedade na coordenação da Rede Legislativa. “Todos os canais inaugurados são importantes, mas entrar em operação do Rio de Janeiro tem um valor inestimável. Foram muitos obstáculos para chegarmos até aqui. A população do Rio merece acompanhar de perto o Parlamento brasileiro, com o sinal chegando de graça na sua casa”, comemora Evelin Maciel, da Câmara dos Deputados.

O diretor da Rio TV Câmara, Hélio Araújo, conta que o canal "foi um sonho acalentado há 14 anos". A topografia acidentada do Rio e a falta de espaço no espectro dificultavam a realização. "Na verdade, a conquista não é nossa, mas da sociedade, que terá quatro novos canais à disposição." Os sinais da TV Câmara, TV Senado, TV ALERJ e da emissora municipal são transmitidos desde 6 de maio, em baixa potência, a partir do Morro do Sumaré, e, em breve, do Morro do Mendanha, para cobrir toda a região metropolitana.

Curitiba passou a sintonizar as TVs legislativas federais e a TV Assembleia do Paraná em 5 de maio. Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Assembleia, festejou: "Estamos bem felizes! Ainda faltam alguns ajustes, mas hoje (5/5) a sessão foi ao ar pela primeira vez no nosso próprio canal aberto."

A população de Porto Velho também pode assistir, desde 20 de fevereiro, à programação das emissoras da Câmara e do Senado e ainda da Assembleia Legislativa de Rondônia. "Já são realizadas as transmissões pela internet, mas agora temos também a transmissão para a TV", explica o presidente da Assembleia, deputado Laerte Gomes.

No interior, Pelotas (RS), no extremo sul do Brasil, Caruaru (PE) e São José (SC), na região metropolitana de Florianópolis; também iniciaram suas operações.

Pelotas inaugurou o canal na virada do ano. É a quinta cidade gaúcha atendida pela Rede Legislativa de TV, com as emissoras federais, TVAL RS e TV Câmara Pelotas. “Ter essa transmissão em sinal aberto representa uma das coisas mais importantes da comunicação social: a democratização do acesso à informação pública”, comemora o diretor de Comunicação da Câmara Municipal, César Soares. "É o auge em termos de transparência", ressalta o deputado Luiz Augusto Lara, presidente da Assembleia Legislativa.

Em Caruaru, entraram no ar em 18 de maio TV Câmara, TV Senado e TV Câmara Caruaru. A TV Assembleia de Pernambuco prepara-se para operar na cidade nos próximos meses. Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Lula Torres, o objetivo da TV Câmara Caruaru é deixar o Legislativo mais transparente e cada vez mais perto da população, "numa mistura de informação e cultura".

Inaugurado em 13 de julho, o canal de São José/SC exibe as programações da TV Senado, TV Câmara, TV Assembleia e TV Câmara São José. Para o vereador Michel Schlemper, presidente da Câmara Municipal, "a TV Câmara São José deve prestar contas e aumentar o alcance das atividades legislativas no município, estimulando a participação direta da população na elaboração de Leis".

Com essas inaugurações, a Rede Legislativa soma 59 canais de TV e 67 emissoras participantes. Seu modelo de implantação baseia-se na tecnologia da multiprogramação, em que um canal - da Câmara ou do Senado - é dividido em quatro subcanais, cada um com programação própria. A rápida expansão é decorrência da divisão de custos e de responsabilidades entre as casas legislativas. Para Luís Carlos Fonteles, que assessora o Senado na expansão da Rede, “o modelo de parceria entre as casas legislativas do Brasil, ao contrário do que se imagina, poupa recursos públicos, ao se dividir o custo de transmissão entre os partícipes, uma vez que um mesmo transmissor é compartilhado por até quatro emissoras”.

As duas capitais que ainda não recebem o sinal aberto das TVs legislativas, Grande/MS e Teresina/PI devem instalar seus transmissores em breve, concluindo-se, assim, a presença da Rede Legislativa em todos os estados do País.