Rádio Câmara chega a Bauru

Câmara Municipal passa a ser a primeira cidade do interior do país a integrar a Rede Legislativa de Rádio
16/03/2015 00h00

A Rádio Câmara FM 93,9 MHz na cidade de Bauru está no ar – em caráter experimental – desde o dia 05 de março de 2015, retransmitindo, num primeiro momento, apenas a programação da Rádio Câmara de Brasília. A Câmara Municipal está finalizando alguns detalhes técnicos e, em breve, entrará com inserções locais. O estúdio da Rádio está praticamente pronto e irá funcionar no prédio do legislativo.

O presidente da Câmara de Bauru, Faria Neto, que é radialista e apaixonado por rádio, comemora o feito. “O início das transmissões da Radio Câmara FM é um marco na história da comunicação local, na medida em que consolida de vez a vocação da Câmara Municipal de Bauru como uma Casa que prima pela transparência dos seus atos”, declarou Faria. O presidente acrescentou que a Rádio Câmara FM será capaz de promover cultura e música de qualidade.

O processo de instalação da emissora foi relativamente rápido. Em junho de 2014, a Câmara Municipal contratou uma empresa de engenharia para a confecção do projeto técnico de instalação. No mês seguinte, Bauru entregou à Câmara dos Deputados o primeiro projeto técnico da Rede Legislativa de Rádio para o interior do país.

Em dezembro, foi realizada a licitação para a aquisição dos equipamentos, num investimento total de R$ 534 mil.  Todos o equipamentos adquiridos são digitais e  de última geração, já prevendo a migração do rádio analógico para o digital. Foram adquiridos mesa de mixagem, processadores de áudio, sistemas de gerenciamento e de exibição, encoder RDS,  microfones, câmeras de vídeo,  mobiliário técnico, além do transmissor e da antena. Também foi construído um estúdio profissional para abrigar a rádio.

O próximo passo é a criação de cargos de radialistas para atuarem na emissora, além da integração do conteúdo jornalístico produzido na TV Câmara de Bauru para a utilização na programação rádio. A programação local deve começar a ser transmitida em cerca de 30 dias.

Como o sinal de rádio é analógico, Câmara dos Deputados e Câmara Municipal de Bauru firmaram acordo para compartilhar a programação. Assim, a população da cidade paulista poderá acompanhar a atividade parlamentar municipal e federal.