População quer participar das discussões políticas, aponta pesquisa

Aplicativo de interatividade da TV Câmara foi testado pela primeira vez em João Pessoa
12/02/2014 23h00

 

A Câmara dos Deputados e a Câmara Municipal de João Pessoa deram o primeiro passo para o uso da interatividade no Poder Legislativo usando o sistema Ginga de TV Digital. O aplicativo, desenvolvido pela Rede Legislativa de TV Digital e pelo setor de Tecnologia da Informação da Câmara dos Deputados, foi amplamente aprovado por moradores de João Pessoa, participantes do experimento.

Um grupo focal com 31 famílias dos bairros de Mandacaru, Cristo Rei e Colinas do Sul, na capital paraibana, foi convidado a testar o aplicativo do plenário da Câmara dos Deputados. Os participantes têm, majoritariamente, entre 25 e 60 anos.

Os resultados da pesquisa indicam que 77% dos entrevistados gostariam de participar mais da programação veiculada, seja pelo controle remoto (26%), pelo telefone gratuito 0800 (26%), por e-mail (23%), pelo SMS (19%) ou pelas redes sociais (19%).

O aplicativo utilizado gera informações sobre as sessões de plenário, como a pauta em andamento e o resumo de cada projeto em discussão. O cidadão também pode saber mais sobre os parlamentares: quem discursa naquele exato momento, qual o Estado de origem, o partido, um resumo de sua atividade parlamentar e quais os canais de comunicação disponíveis para o contato direto com o deputado federal.

Neste experimento, os conteúdos preferidos pelo público foram a biografia do parlamentar (33%), informações sobre o deputado que discursava (17%) e o resumo dos projetos (13%).

A Câmara Municipal de João Pessoa deu todo o suporte necessário para que o teste fosse realizado pela Câmara dos Deputados na capital paraibana. O teste também contou com o apoio da Universidade Federal da Paraíba e da Empresa Brasil de Comunicação – EBC.

“Avalio que esta experiência pioneira de interatividade na TV Digital aproximou os envolvidos no processo legislativo, oferecendo mais informações para que eles conheçam as ações da Câmara e contribuam com sugestões sobre a cidade que eles desejam ter. Queremos cidadãos comprometidos, que opinem, sugiram, se envolvam e, principalmente, se identifiquem com o trabalho realizado no Legislativo, e este projeto de interatividade representa um grande passo neste sentido”, declarou o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira.


Facilidade de uso

Ainda em relação ao resultado do uso do aplicativo, os entrevistados foram unânimes em apontar que a ferramenta aumentará o conhecimento sobre deputados e 88% acreditam que a interatividade por meio da TV digital ajudará a conhecer melhor o deputado em que votou.  83% afirmam que o aplicativo ajudará a acompanhar a votação de projetos e 75% consideram que poderão entender melhor os temas discutidos no plenário. 71% acreditam que o aplicativo irá facilitar o contato direto com os parlamentares.

“Este é mais um passo que a Câmara dos Deputados dá em direção à participação popular em tempo real. Nosso aplicativo foi muito bem recebido pelos telespectadores em João Pessoa e agora vamos realizar testes mais amplos em Brasília”, anunciou o diretor da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, Sérgio Chacon. Os testes em Brasília deverão ocorrer no segundo semestre de 2014.

Dos que testaram o aplicativo em João Pessoa, 88% consideraram a navegação fácil ou muito fácil e apenas 4% acharam a ferramenta difícil de operar. “Isto é muito importante porque os testes foram realizados com famílias de baixa renda. A boa acolhida significa que todos os cidadãos podem ter acesso a informações adicionais e utilizar as novas tecnologias para interagir com os deputados, aproximando assim a sociedade do Parlamento,” afirma a coordenadora do projeto Evelin Maciel.

Para a Câmara Municipal de João Pessoa, os resultados também foram considerados positivos. “Constatamos, através das famílias que participaram do projeto, o despertar para intervir mais nos assuntos tratados no Poder Legislativo. Em relação aos vereadores, o sentimento é de fortalecimento do seu mandato e de uma maior aproximação do povo. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de sermos pioneiros nesta ação”, comemora a diretora geral da Câmara de João Pessoa, Vaneide Araújo.


Parcerias

Além das parcerias com a Câmara Municipal de João Pessoa e com a EBC, a estrutura de transmissão usada nos testes foi montada com o apoio de fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de software. Nas residências das 31 famílias selecionadas para o grupo focal, foram instalados nos televisores equipamentos de conversão para o sinal digital com o sistema Ginga.

O aplicativo foi projetado para ser facilmente adaptado para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. Assim, a Câmara de Municipal de João Pessoa também pode testar a interatividade. Uma versão do aplicativo com informações sobre os vereadores e as sessões plenárias da Câmara local também foram disponibilizados. O mesmo deve ocorrer com as demais cidades que integram a Rede Legislativa de TV Digital.