Expansão da Rádio Câmara começa por Mato Grosso

Em parceria com a Assembleia Legislativa, emissora entra no ar em caráter experimental
04/11/2014 23h00

A Rádio Câmara começou a operar nesta quarta-feira (05/11) em Cuiabá e região metropolitana com público potencial de 900 mil habitantes. Esta é a primeira operação da Rede Legislativa de Rádio, uma parceria da Câmara dos Deputados com Assembleias e Câmaras Municipais. Um acordo firmado com a Assembleia Legislativa do Mato Grosso permite a instalação da Rádio Câmara em Cuiabá na frequência 89.5 FM.

Pelo acordo, os equipamentos de transmissão foram adquiridos pela Câmara dos Deputados ao custo total de R$ 900 mil. Para a transmissão do sinal da emissora, são utilizados um transmissor de 7.000 Watts, antena, receptor, moduladores, entre outros. Em contrapartida, Assembleia de Mato Grosso fornece a torre de transmissão de 120 metros e os estúdios para inserção de programação local.

Na parceria de rádio, o sinal ainda é analógico e a frequência 89.5 será compartilhada entre Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Neste primeiro momento, apenas o sinal da Rádio Câmara de Brasília irá ao ar, ainda em caráter experimental.

O Acordo de Cooperação foi articulado pela coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel, e pelo superintendente da TV AL/MT, Wanderley Oliveira. “Estamos dando um passo fundamental para expansão das rádios legislativas no país. Hoje, a Câmara dos Deputados tem consignação para rádio em mais de 20 cidades e esperamos em breve chegar a vários estados com informação do Parlamento em parceria com Assembleias e Câmaras Municipais”, afirmou Evelin Maciel.

“A visão macro da Câmara dos Deputados foi fundamental para implantação deste importante instrumento de transparência e cidadania”, destacou Wanderley Oliveira.

“É importante que cada cidadão brasileiro tenha acesso à fonte primária de informação sobre os trabalhos na Câmara dos Deputados. Além do plenário, que tem a cobertura da mídia comercial, a Rádio Câmara acompanha o trabalho e o debate nas 20 comissões permanentes da Casa. A expansão da Rádio, que começa por Cuiabá, é a oportunidade para levar essa informação diretamente para o cidadão”, afirma Mauro Ceccherini, editor-chefe da Rádio Câmara.

 

Rede Legislativa de Rádio

 A expansão do sinal da Rádio Câmara teve início em 2013, com a aquisição dos transmissores para Cuiabá. Além da capital mato-grossense, o Ministério das Comunicações já liberou para a Câmara dos Deputados a consignação para canais de rádio em frequência modulada (FM) Rio Branco (AC), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA),  Campo Grande (MS), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), Montenegro (RS), Bauru (SP), Mogi Das Cruzes (SP), Ourinhos (SP), Penápolis (SP), Santos (SP), Divinópolis (MG), Montes Claros (MG), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Ponta Grossa (PR), Quatro Barras (PR) e Jataí (GO).

A Câmara dos Deputados solicitou junto ao Ministério canais de rádio para 45 municípios onde já há consignação para TV digital e disponibilidade no plano básico da Anatel. A instituição também já solicitou à Anatel a inclusão no plano básico de frequência modulada canais de rádio para outras 35 cidades.