Encontro da Astral elege nova diretoria

Entidade esteve reunida nos dias 09 e 10 de abril e Belo Horizonte
13/04/2015 00h00

 

Dez novas câmaras municipais brevemente poderão integrar a rede colaborativa da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral). Segundo a 1º vice-presidente da entidade, Evelin Maciel, os representantes dessas casas assinaram o documento de adesão na manhã desta sexta-feira (10/4/15), último dia do encontro que a Astral realizou na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A jornalista da TV Câmara (da Câmara dos Deputados), Carla Bisol, fez uma explanação a respeito da rede. Ela explicou que em Brasília já há uma demanda de canais de TV para mais de 400 câmaras municipais de todo o País. Por isso, ressaltou a importância de haver empenho e investimento dos municípios para organizar a estrutura necessária para o funcionamento dessas emissoras.

Carla Bisol aconselhou os associados da Astral a iniciar a montagem dessa estrutura, com concursos para contratar profissionais e licitações para compra de equipamentos, enquanto o pedido do canal tramita em Brasília. Segundo ela, a estimativa média de investimento varia entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão, ao longo de três anos, para se montar uma estrutura básica de equipamentos, como estúdio, antena e transmissor. E lembrou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exige que seja contratado um engenheiro de telecomunicações quando a TV entrar no ar.

A jornalista lembrou que, com a digitalização, que deve ser concluída em 2016, o sinal aberto e gratuito, que hoje já alcança 30 cidades, será uma realidade em todos os municípios. Segundo Carla Bisol, um estudo encomendado pela Câmara dos Deputados ao Ibope em 2014 mostrou que os programas em transmissão aberta da TV Câmara tiveram uma audiência de 4 milhões de telespectadores e, em momentos de pico, chegaram a concorrer com grandes TVs comerciais.

Cala Bisol também a abordou a rede de rádios legislativas, lembrando que, diferentemente do sinal de TV, as transmissões de rádio ainda funcionam com tecnologia analógica. Ela explicou que a solicitação do canal de rádio segue os mesmos trâmites do pedido de TV.

Eleita a nova diretoria da Astral

A direção da Astral foi renovada. O diretor de Comunicação Institucional da ALMG, Rodrigo Lucena, que até então presidia a entidade, passou o cargo para Sérgio Luiz Figueiredo, diretor da TV Câmara de Ribeirão Preto (SP). Lucena, entretanto, permanece na diretoria executiva da entidade como 2º vice-presidente. A eleição que definiu a nova diretoria foi concretizada na manhã desta sexta-feira (10).

Segundo Rodrigo Lucena, a escolha do novo presidente foi por unanimidade, o que demonstra união e coesão dos integrantes da Astral. “A escolha do representante de uma câmara municipal do interior de São Paulo, neste momento em que a Astral trabalha para ampliar a rede de TVs e rádios legislativas no âmbito dos municípios, deixa claro como a associação se empenha em garantir essa integração com as câmaras municipais. Também é uma forma de incentivar o rodízio na entidade e de mostrar o caráter nacional da associação”, afirmou.

O novo presidente da Astral concorda com Lucena em relação ao simbolismo da escolha. “As câmaras municipais são a ponta dessa rede que interliga as TVs legislativas. Escolher o diretor de uma delas ajuda a atrair as outras, e queremos trabalhar nesse sentido, para ajudar a rede a crescer”, afirmou Sérgio Luiz Figueiredo, que ficará dois anos à frente da entidade.

A diretoria executiva da Astral ficou assim definida:
Presidente: Sérgio Luiz Figueiredo (Câmara Municipal de Ribeirão Preto)
1º vice-presidente: Evelin Maciel (Câmara dos Deputados)
2º vice-presidente: Rodrigo Lucena (ALMG)
Diretor técnico: Wanderley de Oliveira (Assembleia Legislativa do Mato Grosso)
Secretária-geral: Paula Almeida (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro)
Tesoureiro: Benedito Aparecido de Almeida (Câmara Municipal de Marília)

Assessoria Imprensa ALMG