Rede Legislativa entra oficialmente no ar em Florianópolis

Depois de um período de testes, a Rede Legislativa em sinal digital e aberto com maior alcance
23/07/2014 14h35

O transmissor definitivo da Rede Legislativa de TV Digital em Florianópolis entrou em operação na sexta-feira, 27 de junho.  A partir de agora, a população da região metropolitana da grande Florianópolis passa a sintonizar gratuitamente os sinais  da TV Câmara, TV Senado e TVAL no canal 61 nos aparelhos de televisão com receptor digital. O sinal estava no ar na capital de Santa Catarina desde dezembro de 2013, com um transmissor de capacidade reduzida.

Os equipamentos foram adquiridos pela Câmara dos Deputados, conforme acordo assinado com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e o Senado Federal. A Assembleia de Santa Catarina é responsável pela infraestrutura de abrigo e torre onde  transmissores, sistema irradiante e demais equipamentos necessários para a transmissão digital foram instalados.

Em 2014, a Câmara dos Deputados irá inaugurar cinco operações de TV Digital em capitais brasileiras. Florianópolis é a primeira deste grupo. No final do ano passado, a Câmara dos Deputados adquiriu, através de licitação, equipamentos para Salvador, Natal, Recife, Rio Branco, além de Florianópolis, num custo total de R$ 8,4 milhões. As Assembleias Legislativas das demais capitais estão em fase de instalação dos equipamentos e nos próximos meses as cinco capitais devem estar operando em sinal digital, aberto e gratuito para a população de suas regiões metropolitanas.

“Este é mais um passo que o Parlamento brasileiro dá em direção à transparência e à divulgação das ações das Casas Legislativas. Tudo o que se passa dentro do Parlamento tem ligação direta com os interesses de  toda a sociedade”, declarou Sergio Chacon, diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados.

No total, 14 capitais já estão com sinal aberto das TVs legislativas. Emissoras de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Goiânia, Palmas, Vitória, Cuiabá e Brasília foram instaladas pela Câmara dos Deputados em parceria com as Assembleias Estaduais. Em Manaus, Macapá, João Pessoa e São Luís os investimentos foram feitos pelo Senado Federal.