Canais de TV vão mudar no seu controle remoto

09/07/2020 00h00


Canais da Rede Legislativa de TV em 40 cidades terão, no dia 29 de agosto, os números de sintonia alterados. A mudança, autorizada pelo Ministério das Comunicações, colocará o canal legislativo mais acessível aos telespectadores, mais próximo das outras emissoras de TV no controle remoto.

O objetivo é popularizar as programações das TVs legislativas, aumentando a audiência das sessões plenárias de votação, reuniões públicas, debates, entrevistas e programas jornalísticos. Tudo para que o cidadão acompanhe o dia a dia do trabalho dos parlamentares na Câmara, no Senado, na assembleia estadual e na câmara municipal, em busca do fortalecimento do Poder Legislativo e da democracia.

A troca desses números foi possível após a publicação, em fevereiro, da Portaria 486/2020 do Ministério das Comunicações. A Rede Legislativa teve a opção de escolher que número usar em dezenas de cidades e foi atendida em todas as solicitações, conforme publicado na Portaria 2230/2020, em maio. Das 67 emissoras de TV legislativa no ar, 48 mudarão de número às dez horas da manhã de 29 de agosto.

Além de alterar a numeração dos canais de TV no ar, a Rede continua sua expansão pelo Brasil e já tem sinal aberto de televisão em 59 cidades, com alcance de 250 municípios. Estão em implantação outros 112 canais.

Com o recurso da multiprogramação, possível na tecnologia digital, a Rede Legislativa de TV coloca quatro emissoras no ar em cada operação: TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal.

Os números dos canais a serem alterados em 29 de agosto estão sendo informados pelas emissoras com pelo menos um mês de antecedência, período mínimo exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel para divulgação da mudança.

Confira abaixo se haverá alteração dos números dos canais legislativos em sua cidade. A sintonia será feita automaticamente pelo aparelho de TV, sem que seja necessário qualquer procedimento. Caso a TV não sintonize mais os canais do Legislativo, basta executar a função de "busca ou sintonia de canais" do aparelho para voltar a assistir.

 

Município

Canal

Aracaju (SE)

5

Bagé (RS)

5

Belém (PA)

8

Belo Horizonte (MG)

11

Botucatu (SP)

31

Brasília (DF)

7 e 9

Campina Grande (PB)

8

Campinas (SP)

11

Cuiabá (MT)

3

Curitiba (PR)

10

Florianópolis (SC)

11

Fortaleza (CE)

7

Franca (SP)

6

Goiânia (GO)

3

João Pessoa (PB)

6 e 8

Juazeiro do Norte (CE)                

7

Jundiaí (SP)

12

Lavras (MG)

6

Macapá (AP)

7

Manaus (AM)

6

Mogi das Cruzes (SP)

3

Montes Claros (MG)

5

Natal (RN)

10

Palmas (TO)

10

Patos (PB)

8

Piracicaba (SP)

11

Porto Alegre (RS)

11

Porto Velho (RO)

7

Recife (PE)

10

Ribeirão Preto (SP)

6

Rio Branco (AC)

3

Rio de Janeiro (RJ)

10

Rio Grande (RS)

8

Salvador (BA)

12

São Luís (MA)

9

São Paulo (SP)

8

Sete Lagoas (MG)

11

Uberaba (MG)

4

Uberlândia (MG)

9

Vitória (ES)

3

 


*atualizado em 28/08/2020