Campina Grande inaugura canal de TV

10/10/2019 20h00

O mais novo canal da Rede Legislativa de TV acaba de entrar no ar em Campina Grande, a terceira cidade paraibana, ao lado de João Pessoa e Patos, a receber o sinal aberto das TVs legislativas federais e locais.

Pelo canal 15, os campinenses podem agora acompanhar a TV Câmara (15.1), a TV Senado (15.4), a TV Assembleia da Paraíba (15.2) e, em breve, a TV Câmara Campina Grande (15.3).

Isso é possível com a multiprogramação da televisão digital, recurso inaugurado no Brasil em 2008 pela Câmara dos Deputados. Cada canal, da Câmara ou do Senado, é dividido em até quatro subcanais independentes, em que as emissoras exibem sua programação completa, 24 horas por dia.

O sinal de Campina Grande chega também a onze municípios próximos e beneficia 500 mil habitantes. A Assembleia Legislativa da Paraíba, responsável pela operação, está arcando com os custos e planeja para os meses seguintes inaugurar os canais de Matureia, Souza e Cajazeiras.

A parceria entre as casas legislativas é que permite a expansão da Rede, com divisão de custos e responsabilidades. Já estão no ar 52 canais compartilhados, em 22 capitais e 30 cidades do interior, com cobertura também nos municípios próximos alcançados pelo sinal. Há 116 canais em fase final de implantação, enquanto 358 municípios ainda aguardam os estudos técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.