Câmara lança canal de TV digital no Espírito Santo

Em sessão solene da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, foi inaugurada oficialmente nesta quinta (12) a operação em sinal aberto da Rede Legislativa de TV Digital no estado.
15/12/2013 23h00

O acordo de cooperação técnica garante, pelo canal 19, a transmissão para a região metropolitana de Vitória dos sinais da TV Câmara, da TV Senado e da TV Assembleia. Em breve, a programação da TV Câmara municipal também estará disponível.

A Primeira-Secretária da Assembleia Legislativa, deputada Solange Lube, que presidiu a sessão, agradeceu a parceria da Câmara na viabilização da Rede Legislativa no estado. Ela lembrou que a programação da TV Assembleia, há 12 anos disponível nos canais por assinatura ou via parabólica, a partir de agora será transmitida em sinal aberto digital, aumentando a transparência das atividades parlamentares. O secretário de comunicação social, Marcelo Bózio, que comandou o processo de integração à Rede, também elogiou a parceria e destacou a importância do novo serviço de informação que passa a ser oferecido.

Em nome do presidente Henrique Eduardo Alves, o secretário de comunicação social da Câmara dos Deputados, Sergio Chacon, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa do Espírito Santo na ampliação da Rede Digital e citou como imprescindível a atuação da deputada federal Rose de Freitas para o início das transmissões no estado. Durante a cerimônia, Chacon recebeu uma placa comemorativa em sinal de homenagem à Câmara pela criação da Rede Legislativa de TV Digital, em processo de expansão por todo o país.

Integração e transparência

Vitória é a segunda capital a inaugurar as transmissões da Rede Legislativa de TV Digital esta semana. Na quarta-feira (11), a TV Câmara lançou um novo canal em Florianópolis, em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. As duas cidades juntam-se a Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, São Luís, Palmas, Cuiabá e Goiânia, que já integram a Rede. O acordo de cooperação técnica prevê a aquisição dos transmissores pela Câmara dos Deputados e a manutenção das operações pelas assembleias legislativas.

O presidente da Câmara comemorou a expansão: "estamos avançando a passos largos para cobrir todas as capitais dos estados com o sinal digital da TV Câmara. Inauguramos as operações em Vitória e Florianópolis e agora vamos seguir para Salvador, Natal e Recife. Estamos cada vez mais transparentes na divulgação do trabalho legislativo, permitindo que a população acompanhe de perto as atividades dos parlamentares. Além disso, possibilitamos que assembleias estaduais e câmaras municipais disponham de canal para montar suas próprias emissoras de televisão”.