Câmara de Sorocaba integra Rede Legislativa de TV Digital

Assinatura do Acordo de Cooperação permite a instalação de sinal aberto e gratuito para potencial de 630 mil telespectadores
03/09/2014 00h00

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Cláudio Sorocaba I, assinaram nesta quarta-feira, 03, acordo de cooperação que permite a entrada da Câmara de Sorocaba na Rede Legislativa de TV Digital. Este é um projeto associativo que garante a expansão do sinal das emissoras de TV do Legislativo para várias cidades brasileiras.

A Câmara dos Deputados tem o canal 61 para operar em Sorocaba desde 2012. Nesse acordo, que inclui a Assembleia Legislativa de São Paulo, um transmissor será utilizado para exibir as  programações da TV Câmara, da TV Câmara de Sorocaba e da TV Assembleia de São Paulo. É a chamada multiprogramação, recurso possível apenas no sinal digital.

“O canal legislativo permite a qualquer cidadão acompanhar o mundo da política e os debates que estão acontecendo. O cidadão poderá acompanhar o trabalho legislativo e ficar mais consciente das ideias que estão em disputa. Isso irá contribuir para a melhor formação do cidadão,” declarou o deputado Arlindo Chinaglia.

Pelo acordo firmado, a Câmara de Sorocaba se responsabiliza pela aquisição de equipamentos. O presidente Cláudio Soracaba I apresentou o projeto técnico de instalação da emissora que será analisado pela engenharia da Câmara dos Deputados e encaminhado ao Ministério das Comunicações para aprovação.

“Para nós, este passo é muito importante. Nós sabemos do trabalho do legislador, e a mídia infelizmente mostra só a parte ruim. Com a TV aberta na região, em parceria com a Câmara dos Deputados, nós poderemos mostrar no bairro, na periferia o projeto importante que irá melhorar sua vida”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

A quarta maior cidade do interior paulista, com 630mil habitantes, passará a acompanhar os trabalhos do legislativo federal, estadual e municipal em sinal aberto, gratuito e totalmente digital.

Rede Legislativa de TV Digital

A Rede Legislativa de TV Digital está presente em 26 cidades em sinal aberto. São 45 milhões de brasileiros com a possibilidade de ter acesso gratuito às emissoras do Poder Legislativo, em um projeto do qual fazem parte Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Entre as capitais, já estão em operação São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, Macapá, Vitória, Florianópolis, João Pessoa, Goiânia, Cuiabá, Palmas e São Luís. No interior, estão no ar Assis, Bauru, Barretos, Ribeirão Preto, Jaú, Jacareí, Piracicaba, Tupã e Marília em São Paulo; e Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais.

Até o final de 2015, a meta é estar em operação em 50 cidades brasileiras, dobrando o alcance das emissoras do Legislativo à população brasileira.

“Os canais da Rede Legislativa vão ganhar ainda mais em visibilidade porque, a partir de 2016, quando começarem as desligar o sistema analógico da televisão, haverá um boom na audiência da TV digital, e a população ganhará em informação e transparência”, garante a coordenadora da Rede Legislativa, Evelin Maciel.